Considerada a primeira igreja luterana construída no Vale do Itajaí, no núcleo da Colônia Blumenau. A Comunidade abrangia toda a área que hoje compõe o Sínodo Vale do Itajaí. Da Comunidade Evangélica de Blumenau partiram os imigrantes para todo o Vale.
Conheça também
- Primeiros moradores de Blumenau- ano 1857
- Rudolf Hesse – Primeiro Pastor Luterano do Vale Itajaí
- Lista das Grandes Enchentes em Blumenau/SC
- Dr. Blumenau – História de Vida
- Aniversário Blumenau – 168 anos
- Cemitério Itoupava Alta – Blumenau/SC (Enterros)
História

Pedro II realizou a aprovação no dia 10 de novembro de 1865, através do decreto imperial, foi mandado construir um templo evangélico em Blumenau. Durante esse tempo, como não havia igreja, ele viajava nos bairros da colônia, visitando os moradores e realizando anotações em seu caderno em alemão do tipo gótico, como nascimentos, casamentos e falecimentos que haviam ocorrido durante seu percurso.Sua pedra fundamental teria sido lançada em 23 de setembro de 1868, sendo o templo inaugurado em 23/09/1877.


Primeiro Pastor Rudolf Hesse
Sua história é iniciada com a chegada do pastor Rudolph Oswald Hesse a colônia que realizou o primeiro culto no dia 09/08/1857 para os imigrantes, que além dos serviços pastorais, coordenou trabalhos nas áreas da educação e formação escolar com a fundação da escola paroquial que posteriormente foi transformada na Neue Schule, ou, em português, Nova Escola.

Arquitetura da Igreja

A igreja, de estilo neogótico, possui planta octogonal; foi construída em alvenaria autoportante (capaz de sustentar a edificação sem necessidade de outra estrutura), rebocada, e tem seu interior revestido de madeira. A igreja foi projetada por Henrich Krohberger, em arquitetura neogótica, um estilo originado na Inglaterra, que procurava reviver as características da arquitetura gótica original, entre elas as abóbodas, contrafortes e os arcos ogivais.

A construção foi tombada pelo Estado de Santa Catarina como Patrimônio Cultural Edificado em 21 de novembro de 2002, pelo Decreto 5.913. Atualmente, a Comunidade abrange apenas a região central da cidade e tem pouco mais de 6 mil membros batizados. A hoje união paroquial, chamada de Comunidade Evangélica de Blumenau, é formada pelas oito paróquias e 13 comunidades que se desmembraram da atual Comunidade Blumenau Centro. Os pastores Milton Jandrey, Flávio Luiz Peiter e a pastora Márcia Helena Hülle coordenam os trabalhos eclesiásticos.
No Brasil o estilo foi popularizado a partir do reinado de D. Pedro II. Implantada à meia colina, de frente para o centro histórico e para o Rio Itajaí, a Igreja do Espírito Santo tem destaque na paisagem urbana e é marco referencial, pois é vista de vários pontos da cidade.
Primeiros Registros da Colônia Blumenau
No lote atrás da igreja há um cemitério que abriga lápides de algumas das primeiras famílias que chegaram à Colônia Blumenau. Consta que foi erguida sem a torre, construída anos depois e finalizada em 1929, para abrigar o sino. O sino foi fabricado em Bochum, na Alemanha, em 1873.

“Assim, outros carregam o meu fardo, a força deles é a minha. A fé da minha Igreja socorre-me na perturbação. A oração alheia preocupa-se comigo.”
Martin Lutero
10 Comments