Rosa Maria Joaquina de Souza Borba (Vó Dindinha)

Conheça também…

Minha trisavó Rosa Maria Joaquina de SOUZA BORBA conhecida como Dindinha, nasceu em Barra Velha/SC mas passou boa parte de sua vida na cidade de São Francisco do Sul/SC.

Matriarca de todos os Borbas desta cidade. Nascida em 02/05/1864 na cidade de Barra Velha, viveu 92 anos, era neta de franceses com holandeses, perdeu seus pais muito cedo sendo criada pela madrasta, junto com seu irmão Basílio sofreram injustiças naquela época.

Casou-se muito cedo com Francisco de Borba Coelho com quem tiveram seis filhos:

  1. José Francisco;
  2. Maria;
  3. João;
  4. Fernanda;
  5. Thomas;
  6. Joaquina ou tia Quininha

Era baixinha mas tinha uma vontade de sempre continue andando, fazia todo dia o percurso a pé do centro histórico até bairro Paulas para visitar seus netos e bisnetos. Era uma costureira e sabia fazia fazer perfume como ninguém, com quem havia aprendido de seus antepassados.

Minha vó Nalzira contava que nunca saia de casa sem um perfume, sempre bem vestida e com seu guarda chuva, com medo de molhar sua cabeça ou pegar muito Sol.

Deixo a minha homenagem a minha tataravó Dindinha, como gostava de ser chamada como figura ilustre na cidade de São Chico.

Foto acima foi tirada no dia 24/05/1934. Ela doou a foto para seu filho José(meu bisavó), que doou para sua filha Nalzira(minha avó) e doou para mim. Uma grande lembrança que será guardada.

Anúncios

3 Comments

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s