Aniversário Blumenau – 168 anos

Conhecça também

Parabéns – 168 anos

Hoje, 02 de setembro de 1850, comemora-se a chegada dos 17 primeiros imigrantes alemães que chegaram na cidade de Blumenau/SC, sendo apoiados pela companhia colonizadora de Hermann Blumenau, fundador da cidade.

Blumenau, cidade turística, recebe vários visitantes em sua festa anual da Oktoberfest que acontece no mês de outubro. Também rota das casas enxaiméis e uma cultura única trazida junto com seus colonizadores europeus, suas engenharias para construção de casas (hoje centenárias), que resistem ao tempo, de conhecimento transmitidos de pai para filho.

blumenau chegada imigrantes.2

Meu antepassado Theodor Hinsching, chegou em Blumenau no ano de 1857, junto com seus irmãos Robert, Hermann, Johanna e Louize e seus pais Johann e Christiane Hinsching. Família de origem pobre, vieram da cidade de Magdeburg, pertence ao estado Saxônia-Anhalt, ao lado leste da Alemanha.

Através das histórias, pesquisas e entrevistas com netos ainda vivos do meu antepassado, tive o entendimento do quanto sofrido e um começo infeliz a família teve quando chegaram ao Brasil. Naquele tempo, ficavam em barracões de imigrantes localizado ao centro da Cidade e após alguns dias ou meses, Dr. Blumenau, fazia a demarcação de terras, onde cada família poderia começar a construir uma nova vida em um país desconhecido, porém com virtudes e determinações (objetivos) para ter um local aonde morar e recomeçar a sua vida do zero.

Com muito suor, enchentes, trabalho na roça os filhos do casal da Família Hinsching, conseguiram ao longo dos anos, adquirir um terreno e chamar de “seu” e assim começar a ter uma família, casando e tendo filhos.

O que mais me fascina, durante as pesquisas realizadas, durante todos os anos, os filhos do casal, também com filhos, ainda falavam da Alemanha de sua terra Natal como fonte de inspiração e ensinavam aos seus filhos a permanecer corretos e trabalhar firme pela conquista que tiveram, que seus pais deixaram. Neste momento falo, que não foi o dinheiro deixado para os integrantes e sim a ideologia de buscar uma Alemanha aqui no Brasil, ensinar seus filhos aquilo tudo que aprenderam com seus pais e que possa ser transmitido em geração a geração.

Blumenau hoje é uma continuação viva da geração alemã, que embarcaram em navios com destino ao Brasil, em busca de uma qualidade de vida melhor, para seus filhos e netos. Nós como seus descendentes somos hoje o resultado de um trabalho árduo realizado por aqueles que acreditaram em uma pátria melhor mas com o encantamento de vida, de onde vieram.

Parabéns Blumenau -168 anos – parece pouco, comparado a outras cidades brasileiras, mas muito para aqueles que aqui chegaram e construíram do zero sua moradia a sua família brasileira.

Anúncios

5 Comments

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s