Igreja Luterana Pirabeiraba ( Joinville) 1977

Em março de 1858 iniciou-se na Colônia Dona Francisca a construção da grande Estrada da Serra, hoje denominado Estrada Dona Francisca. A construção desta estrada era muito importante, não apenas para a Colônia, mas também para toda uma vasta região do Norte Catarinense e no futuro para transporte da erva mate. A criação da Igreja Luterana na Antiga Colônia de Pirabeiraba permitia atender os alemães que moravam na região e não precisando se deslocar até o centro da cidade.

Conheça também…

História de Pirabeiraba

A partir da Segunda Guerra Mundial o nome foi alterado para Pirabeiraba, com objetivo de não ser confundida com uma vila da cidade de São Paulo que também tem o nome de “Pedreira”. O nome de Pirabeiraba originou-se com o nome do rio que corta a região, que significa “Peixe Brilhante”

A partir do ano 1859, chegou a Joinville a mando do governo do Império do Brasil, o Conselheiro Luiz Pedreira de Couto Ferraz. Veio com o objetivo de fazer a inspeção do andamento das obras da estrada, assim percorreu diversas estradas em construção em companhia do Diretor da Colônia Dona Francisca, Léonce Aubé, mostrando-se impressionado com o que lhe foi dado observar.

Em 15 de abril de 1859, Léonce Aubé doou ao Conselheiro um lote de 500 braças quadradas na fértil área que, em sua homenagem, recebeu, então, o nome de Pedreira e que hoje se chama ‘Pirabeiraba, sendo assim o dia 15 de abril de 1859 é a data de fundação deste Distrito de Joinville.

Igreja

A Igreja Luterana de Pirabeiraba surgiu antigamente com a construção de uma casa simples que realizava as celebrações e que no ano de 1907 foi finalizada a primeira construção da Igreja Cristo Consolador rua Olavo Bilac, Pirabeiaba-Joinville/SC.

Nova Igreja Cristo Consolador, construída em 1977. Foto:
Luciano Moraes

Demolicação para Construção de uma Nova

Anos mais tarde, no dia 11 de maio de 1975 marcou o último culto na antiga igreja que logo após foi demolida.

A partir daí começaram os projetos e obras para a inauguração do novo templo que aconteceu no dia 13 de novembro de 1977, ocorreu o primeiro culto.

Igreja Luterana de Pirabeiraba – Foto Veronica Semljanos‎

Nesta igreja, conforme a data da foto, foram realizados os seguintes momentos:

  1.  Casamento do Casal Fernando Loth e Clara Dietz.
  2.  Batizado de todos os filhos do casal Fernando e Clara.

Localização

A Igreja Luterana de Pirabeiraba está localizada no centro do Distrito na Rua Olavo Bilac.

Fontes

Anúncios

1 Comment

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s