MORRO DO PÃO-DE-AÇÚCAR (Morro da Cruz) -SFS/SC

Conheça também…

Localização

O Morro do Pão-de-Açuçar ou antigamente mais conhecido como Morro da Cruz, está localizado na Ilha de São Francisco do Sul em Santa Catarina entre a praia dos Paulas e o Porto São Francisco do Sul, fazendo divisa com BR-280. Distância do Centro da Cidade 2 km. 

Vista a partir da Praia dos Paulas o Morro.

História

O capitão Binnot Paulmier de Gonneville, antes de regressar a França, ergueu uma enorme cruz de madeira, com mais ou menos 35 pés, em uma colina com vista para o mar, em uma bela cerimônia no dia da Páscoa de 1504 – 15 de abril – que ficou sendo a data oficial da fundação da cidade de São Francisco do Sul.

A cruz foi carregada pelo capitão e seus principais do navio, com a ajuda do Chefe Arosca e outros índios importantes da tribo. Após a cerimônia foram distribuídos vários presentes aos índios, que foram avisados por meio de sinais de que deveriam preservar aquela cruz, onde se encontravam gravados os nomes do papa Alexandre VI, do rei Luiz XII, do Almirante da França Louis Mallet de Graville, do Capitão Binot Paulmier de Gonneville e de todos os outros tripulantes do navio.

Do outro lado da cruz foram gravadas as seguintes palavras: Hic Sacra Palmarivs Posvit Gonivilla Binotvs; Grex Socivs Pariter, Nevstraque Progenies – que significa: Aqui Binot Paulmier de Gonneville plantou esse objeto sagrado, associando em paridade a tribo com a linhagem normanda.

Centenário Elevação de São Francisco do Sul – Cidade (1947)

Em homenagem ao Centenário de Elevação à Categoria de Cidade, (15/04/1947), foi erguida uma réplica da Cruz de Madeira do navegador
Gonneville, agora em concreto no mesmo Morro da Cruz, popularmente conhecido como Morro do Pão de Açúcar.

Formação Geológica

O Morro tem cerca de 150m de altura. Oseu pico descortina-se toda a Ilha de São Francisco do Sul, em dia claro se vê a entrada do Porto de Paranaguá. O morro é totalmente tomado por mata nativa e tem acesso à pé, por trilha à partir do asfalto.

Essa formação geográfica, juntamente com o Morro da Palha, Morro Agudo, Pedra Grande e demais rochas de São Francisco do Sul, tornam esta cidade um dos locais mais favoráveis para a prática de escalada no sul do Brasil.

Visitação – Acesso ao Morro

Atualmente uma trilha leva ao topo do morro de onde se tem uma vista única da cidade. O acesso é feito pela BR-280, mais ou menos no km2, pela mata fechada.

Vista de Cima do Morro para o Centro Histórico.

Por do sol visto do alto do Morro do Pão de Açúcar (Morro da Cruz).

Lendas

Muitas lendas em volta do Morro Pão-de-Açucar. Uma delas são: Lenda da Escrava Maria e Lenda – Morro do Pão de Açúcar.

Anúncios

3 Comments

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s