Lenda – Pedra do Cantagalo – SFS/SC

Histórias e Lendas da Cidade de São Francisco do Sul

Na localidade de Torno dos Pintos, no distrito do Saí, parte continental do município de São Francisco do Sul, em um lugar de difícil acesso conhecido como Morro do Cantagalo, existe um grande mistério, contado desde os tempos imemoriais pelos nativos da região.

No alto desse morro existe uma grande pedra de formato quase circular, onde segundo a crença local acontecem coisas muito estranhas. È muito comum as pessoas relatarem terem ouvido vozes , presenciarem aparições de luzes e pessoas estranhas naquele morro. Conta a lenda que no Morro do Cantagalo existe uma passagem para um outro mundo, guardada por um pequeno galo de ouro. 

O livro “ A Terra Oca “ do escritor e cientista norte-americano Raymond Bernard, editado no Brasil pela editora Record no ano de 1984, cita o local como uma possível entrada para o mundo subterrâneo. Bernard relata a experiência vivida por um dos primitivos colonos alemães em Santa Catarina, que escreveu e publicou um livro em alemão antigo sobre os túneis subterrâneos da região do cantagalo, foram seis anos de estudo e investigações, onde o autor fala do mundo subterrâneo e de sua ligação a superfície da terra através dos túneis que se abrem em Santa Catarina. 

Essas estórias e fatos conhecidos fazem do Cantagalo um lugar inóspito, que desperta o imaginário e a curiosidade de todos aqueles que conhecem a Pedra do Cantagalo.

Fonte: SILVA, Angela C. – Histórias e lendas de São Francisco do Sul.São Francisco do Sul: Editora Letradágua, 2004.

Allysson Sergio Vieira – São Francisco do Sul: Ilha de sonhos e tradições

Anúncios

1 Comment

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s