Visita Presidente Getulio Vargas – SFS/SC

Conheça também…

Ilha Rita

Em 1918 a ilha foi requisitada pela Marinha Brasileira e a partir de 1940 se constrói ali uma pequena base naval de abastecimento, inaugurada com grande pompa pelo Presidente Getúlio Vargas.

Havia tanques de armazenamento de óleo, paióis de carvão e um pequeno alojamento. Foi instalado um aqueduto submarino desde o continente, do rio Saí, para abastecimento de água doce para os navios. Nos anos seguintes, no decorrer da segunda guerra mundial, essa base de abastecimento foi usada pelos aliados.) 

Viagem ( Transporte do Presidente até a Ilha)

Para a viagem do presidente até a Ilha, foi usado um rebocador(pequeno barco) com o nome ZUZA,  como transporte, realizar a travessia de Joinville para São Chico, passeando pela Baia da Babitonga.

O Rebocador ZUZA já realizava diversas vigens, sempre saindo do porto de São Chico subia e descia o rio Cachoeira puxando as enormes barcaças carregadas de madeira,cereais e outros, varias vezes ao dia.

Rebocador Zuza usado para a viagem do Presidente até a Ilha.

Chegada do Presidente

No dia 08 de março de 1940 o então Presidente da Republica Getulio Vargas (mandato 1930-1945) chega na Ilha de São Francisco do Sul em sua visita oficial e tornando uns dos eventos mais marcantes a cidade.

Segundo os moradores mais antigos, todos ficaram esperando a chegada do Presidente no Porto São Francisco do Sul, realizando uma calorosa recepção ao homenageado.

Presidente Visita na Ilha


Recepção da Cidade de São Franciso do Sul para o Presidente Getúlio Vargas e Comitiva (visita a São Francisco do Sul..(08 de março de 1940.

O objetivo de sua visita a Ilha era realizar a inauguração da Base de Abastecimento da Ilha da Rita por convite de seu afilhado de batismo, o então Comandante Álvaro Pereira do Cabo, que aconeceu no dia 09 de março de 1940.


Getúlio Vargas caminha pelo trapiche da Ilha da Rita ao lado de seu afilhado de batismo, o então Comandante Álvaro Pereira do Cabo. 08/03/1940.
Foto: Divulgação Acervo Museu Histórico. Recuperação: Anderson Gomes.

Visita do Presidente Getúlio Vargas em 9 de Março de 1940 a Ilha da Rita ou Base Naval.

Visita a Joinville

No dia 10 de março de 1940 o Presidente realiza a visita a cidade de Joinville, também sendo recebido pelos moradores com grande festa e foi solicitado para as grandes empresas da época de Joinville, que permanecessem ativamente a sua produção, quanto mais saisse fumaça de suas chamines mais siginificaria a cidade como Manchester Catarinense do ramo da Industria.

Anúncios

3 Comments

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s