Paróquia de Nossa Senhora da Glória do Saí (São Francisco do Sul) 1917

Conheça também….

História

A história da Capela se inicia em 5 de abril de 1850, quando a região do Saí foi definida como 2º Distrito de São Francisco do Sul. No mesmo ano foi iniciada a edificação da capela, mas somente em 1885 recebeu sua cobertura.

Segundo o historiador, Aurélio Alves Ledoux, no dia 02 de novembro de 1855, Ignácio José e sua esposa Anna Maria de Jesus assinaram escritura pública de doação da área em que a igreja foi construída, composta por 100 braças de frente por 100 braças de fundo, no lugar denominado Alvarenga. Os registros encontram-se no livro de Notas nº 22 folha nº43 do cartório, do então Tabelião José Augusto Nóbrega.

A Capela recebe o nome de Igreja Matriz da Nova Freguesia de Nossa Senhora da Glória do Sahy e desempenha o papel social na comunidade até 1912, quando foi demolida, por encontrar-se em precárias condições de segurança.

Nova Capela

No dia 25 de março de 1912, Dom João Becker, Bispo da Diocese de Florianópolis, emitiu Provisão da Comissão de Obras, autorizando a construção de uma nova capela.

A inauguração do novo Templo deu-se em 06 de agosto de 1917, em meio a grandes festividades, sob a coordenação de Frei Justino Girardi, Coadjutor da Paróquia Nossa Senhora da Graça, de São Francisco do Sul, para isso designado através da Câmara Episcopal de Florianópolis, passada em 24 de junho de 1917.

Localizada em uma ampla área plana, a capela possui uma única torre lateral e na parte frontal, uma porta e uma janela. Uma cruz, que leva os dizeres “unidos em Cristo”. Identifica a realização das Santas Missões, evento periódico de reciclagem religiosa, realizada pela Igreja Católica nas suas paroquias e comunidade.

Interior da Capela

O interior da Igreja preserva algumas pecas de inestimável valor, que remontam ao inicio do século XX. 

Interior. Foto de Ingo Hofmann. Ano 2018

O altar-mor, os dois altares laterais e a pia batismal foram confeccionados e doados pelos irmãos João e José Backmayer que, imigrados da Alemanha em 1913 e residentes da Península do Saí, trouxeram consigo o talento e a versatilidade no ofício da marcenaria. Verdadeiras obras de arte, as peças foram inauguradas em 15 de agosto de 1918, dia consagrado à Padroeira Nossa Senhora da Glória. 

A capela possui um mini-orgão eletrônico e um sistema de sonorização ambiental externo, através do qual os fieis são conclamados aos ritos religiosos e também animadas festividades comunitárias, realizadas no Salão Paroquial e na área de entorno da Igreja.

Desgastadas por mais de oito décadas de existência, a Capela Nossa Senhora da Glória do Saí foi restaurada com recursos angariados através da campanha do “Livro Ouro” venda de rifas, além de doações espontâneas. A re-inauguração ocorreu no dia 09 de agosto de 2002, com a presença do Bispo Diocesano Dom Orlando Brandes.

Momentos Históricos da Capela

Em 11 de maio de 1920 aconteceu à primeira visita pastoral de Dom Joaquim Domingues de Oliveira, Bispo diocesano de Florianópolis. O Evento acontece às 03 horas da tarde, com as honras que lhe cabiam pelo seu status de autoridade religiosa, notável programação foi cumprida, incluindo entrada solene à Capela, conforme reza o ritual romano.

Foto de Francisca Andrade. Ano 2018

A comunidade da Vila da Glória lembra também com carinho o amigo já falecido, Alexandre da Graça Costa, único diácono da comunidade católica do Sái. Sagrado pelo Bispo Dom Wilson Laus Schudt, em cerimônia celebrada no dia 11 de outubro de 1970, desempenhou suas funções por muitos anos. Alexandre era Casado com Maria da Graça Silva, dedicada poetisa francisquense, conhecida por Dona Gracinha.

5 DE AGOSTO – DIA DE NOSSA SENHORA DA GLÓRIA

A Igreja, além de um lugar para orações e outras atividades religiosas é também o ponto de encontro social e de integração da comunidade e a Capela Nossa Senhora da Glória não foge à regra. Ligada à Paroquia Nossa Senhora da Graça de São Francisco do Sul, a comunidade da Vila da Glória alimenta antigo sonho, o de transformar a mais antiga capela da Diocese de Joinville em igreja matriz, com a fundação da Paróquia de Nossa Senhora da Glória do Saí.

Anúncios

2 Comments

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s