Casa Krüger – Joinville

A Casa Krüger em Joinville no trevo de Pirabeiraba, era uns dos pontos turisticos mais visitados na cidade. Tombada pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e está localizado as margens da BR 101 com a SC-418. A inauguração da casa foi realizada em 25/12/1925 para abrigar a Família Krüger.

Casa Krüger em Pirabeiraba no início dos anos 1900 perceba a rua que hoje é a Rodovia SC-418.
Naquele tempo se levava mais de um dia uma simples viagem a Campo Alegre.

Conheça também…

A casa servia como parada das Carroças para envio da Erva Mate pela antiga Estrada Dona Francisca. Antigamente tinha um engenho de cana de açucar onde fabricava melado e cachaça.

História

Inicialmente o casarão foi construído em cima de um pequeno morro, pelo Sr. Robert Kruger entre os anos de 1890 a 1900. Anos mais tarde, a casa foi remontada na parte baixa do terreno (onde está localizado hoje). A técnica do enxaimel e o restante concluído em 1925. Os assoalhos são de madeira, bem como algumas das paredes divisórias, no pavimento superior.       

Família Krüger

Robert Krüger casou-se com a Sra. Frieda Meier em 1909, e ficou casada até o ano de 1912, quando faleceu seu esposo. Juntos tiveram dois filhos. A víuva casou-se novamente com o Sr. Paulo Aberto Schwebs no ano de 1913 e juntos tiveram cinco filhos. A família plantava cana de açucar e tinha uma pequena criação de gado. Parte da produção da cana-de-açucar era para fabricação da cachaça e melado, que faziam no engenho.

Casa onde morou o casal, Sra. Frieda Kruger e o Sr. Paul Albert Wilhelm Schwebs.

A última morada da casa foi a D. Vale, morando sozinha porque havia ficado viúva. Conta seu filho Nelson Krüger, que após o falecimento de D. Vale a família não tinha condições de manter a casa, assim foi vendida para a Prefeitura Municipal de Joinville.

Arquitetura

Casa Krüger

A beleza da arquitetura da Casa Krüger é vista de longe como uma das mais imponentes Casarões de Santa Catarina. Seu Estilo Enxaimel com cores amareladas, tem uma varanda com dez arcos na frente e em uma das laterais. Segundo informações, durante as enchentes de 1995 a água chegou a encobrir as esquadrias do pavimento inferior sem, contudo, causar maiores estragos. Casa do tipo Enxaimel pintadas com uma técnica que as figuras que se repetem.

Enchentes

A Casa Krüger enfrentou duas grandes enchentes na cidade de Joinville. A primeira foi em 1972 e a segunda em 1995 e que danificaram muitos móveis e pertences da família. Ainda nas paredes pode encontrar as marcas o nivel que a água tinha chegado.

Enchente no ano de 1972.

Prefeitura compra a Casa

A prefeitura de Joinville realizou a compra da Casa Kruger em 1995 e anos mais tarde em 2000 foi tombado pelo patrimônio IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

Certificado pelo Tombamento da Casa Krüger realizado em 2002.

Portal Turístico

Casa Kruger em funcionamento como Portal Turistico.

Desde o seu tombamento até o mês de dezembro/2018, a Casa Kruger funcionava como portal de informações turisticas da cidade, e tinha como esposição móveis antigos, fotos e pertences da família.

Fechamento de Visitação – Reparos

Em dezembro de 2018, a Prefeitura de Joinville, informou que a Casa Krüger será fechada e não irá realizar atendimento no centro para turistas. A Casa deverá passar por reformas, principalmente no telhado( estava com muitos telhados quebrados).

Galpão localizado ao lado da Casa.

Até hoje, não temos um prazo definido para sua reabertura. O seu galpão que fica ao lado da Casa, permanece em funcionamento para Feira Rural (venda de produtos ruais/agrícolas e artesãos locais) realizado pela Associação Joinvillense de Agroindústrias Artesanais Rurais – AJAAR.

Lembranças da última visita

Realizamos a última visita na casa Krüger, que aconteceu em 08/12/2018. O funcionário público da Prejeitura de Joinville, responsável pela preservação e apoio turistíco da Casa Krüger, estava muito preocupado com desprezo que a casa já tinha pela prefeitura e com o fechamento total, poderá ficar abandonada, esquecida, fora dos radares das pessoas e poderá ser invadida por mendigos.

Durante a visita, vimos a necessidade urgente de manutenção e recuperação de alguns detalhes como a sacada com grade de ferro, no andar de cima.

Visita com meus amigos.

Fotos do interior da Casa.

Exposição de fotos, contato a história da casa.

Hoje a Casa Krüger permanece fechada e fica apenas as fotos para lembrança.

Anúncios

1 Comment

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s