Genealogia – Por onde começar???

Para iniciar a pesquisa da história de sua família – Genealogia, necessário ter tempo, persistência e gostar de tudo que se remete a história.

PASSO-A-PASSO para iniciar a sua pesquisa GENEALÓGICA
1. Pesquisa com familiares

Comece com seus pais, avós, bisavós…se estiverem vivos, perguntando o nome dos pais, avós e bisavós se souberem. Anote inclusive o nome dos irmãos, tios e primos da pessoa a ser entrevista. A pessoa poderá fornecer mais informações sobre a família. Forma física = anotações em folhas em branco ou cadernos – Forma Digital = anotações em arquivos de computador (excel, word, etc…)

Anotações realizadas por Fernando Hinsching, sobre a Família Borba da cidade de São Francisco do Sul. Ano 1999. Acervo Fernando Hinsching.

2. SITES DE PESQUISAS

Após ter montando a sua árvore genealógica, em gráficos ou desenhos no formato de uma árvore (facilita a visualização), a pesquisa deve ser aprofundada em sites de pesquisas.

  • https://www.familysearch.org/ (Cadastro gratuito – registro de batismo, casamento e óbitos das igrejas católicas e luteranas do Brasil)
  • https://www.ancestry.com (Site pago – muito útil em listas de embarques de imigrantes para o mundo todo, possuí registros de batismo, casamento e óbitos no mundo todo, muito usado como fonte de pesquisa fora do Brasil)
  • https://www.myheritage.com (Site pago – muito útil em listas de embarques de imigrantes para o mundo todo, possuí registros de batismo, casamento e óbitos no mundo todo, muito usado como fonte de pesquisa fora do Brasil – pode montar árvores genealogicas)
  • https://www.geni.com (Site pago – muito útil em listas de embarques de imigrantes para o mundo todo, possuí registros de batismo, casamento e óbitos no mundo todo, muito usado como fonte de pesquisa fora do Brasil – pode montar árvores genealogicas) Pouco usado entre os genealogistas
  • https://pt.billiongraves.com/ (Busca de lápides – gratuito o cadastro)
  • Arquivo Nacional ( http://www.arquivonacional.gov.br/br/consulta-ao-acervo/bases-de-dados )

3. Decifrar letras e códigos

Precisa começar a treinar a leitura de documentos antigos, e se for descendente de alemão, entender o alemão gótico.

Registro retirado do site familysearch.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s