NINA BAPTISTA DE CARVALHO (falecimento)

Nasceu no dia 11/05/1934 em São Fransico do Sul na rua Barão Rio Branco, filha de João Baptista de Carvalho e Joaquina de Borba Coelho. Era a oitava filha do casal de nove filhos. Teve dois filhos e três netos. Faleceu no dia 13/04/2019 aos 84 anos, um mês para completar seus 85 anos.

Nina e Fernando. Acervo Fernando Hinsching Ano 2018

O velório acontecerá na Capela 3 da Borba Gato a partir das 11:30 da manhã. Seu enterro será as 16:30 da tarde do dia 13/04/2019(Sábado).

Sabe aquelas pessoas que voce conhece e deixam marcas… A Vó Nina, minha Vó do Coração foi uma delas. Sorridente, simpatica, inteligente, bem humorada, amorosa, dedicada com sua família. Eu aprendi uma lição muito importante em sua passagem conosco… Amar sempre o próximo e sempre tirar as coisas boas da vida. Nunca desistir! Mesmo que a vida te retire um filho, permita-se a AMAR e construir tudo novamente, e fazer uma nova FAMÍLIA!


Vó Nina você sempre estará em meu coração.Desejo a você uma ótima viagem até o papai do céu. Tenho certeza que será maravilhoso e único!… beijos do seu netinho do coração!

Fernando Geovane Hinsching

Conheça também…

JOão e JOaquina(pais)

Seus pais João e Joaquina se conheceram em São Francisco do Sul, e ele era do exercito e morava em São Francisco do Sul e ela morava com a mãe Rosa Maria conhecida como “Dindinha”.

Sua avóDindinha” – Rosa Maria de Souza nasceu em Barra Velha e ficou viúva muito cedo vindo embora para São Francisco do Sul com seus filhos (José, João, Maria, Thomas, Fernanda e Joaquina).

Joaquina costurava desde os 9 anos. Tinha sempre encomendas. A Dindinha não tinha uma aposentadoria. Todo domingo a Dindinha ia na missa da igreja central nossa senhora da graça.

Sua mãe desde pequena trabalha com costura e crochê para vender. Casaram-se na Igreja Nossa Senhora da Graça e já tiveram filhos. Pai funcionário da capitania dos porto. A infância de Nina foi maravilhosa, seus pais foram presentes e levando a passeios com carro. Ele arrumava o carro, arrumava a lataria, pegava 20 dias de férias para passear com a família.

Casados foram morar em São Francisco do Sul e anos mais tarde, 17/12/1951 por causa da Norma que já trabalha na metalúrgica de Joinville, a familila decidiu e com pai aposentado, decidiram morar em Joinville, na rua D Pedro I(Antigamente) hoje com Rua São Paulo, perto da igreja Sagrado Coração de Jesus perto da creche roberto Leal. Com apenas 54 anos seu pai João faleceu de ataque cardíaco dormindo. A sua mãe Joaquina faleceu em função do Lupos. O motivo de falecimento foi de derrame e faleceu no hospital.

Mãe Joaquina

“ Minha mãe era tudo para mim, minha vida. O amor da família é tudo. Mesmo longe o carinho é o mesmo.”

Nina Baptista Carvalho

Nina – filha dedicada e amor com sua família

Nasceu na cidade de São Francisco em 11/05/1934. Desde cedo ajudava sua mãe nos afazeres domésticos em casa. Sempre alegre e sorridente, teve uma infância na pequena cidade acompanhada com muitos irmãos e primos ao redor. Contou-me uma vez quando era adolecente gostava de ir aos bailes para dançar, acompanhada com sua irmã Neusa e prima Tereza de Borba. Gostava muito de visitar seus familiares no Balneário de Paulas.

Nina – Acervo em Fernando Hinsching – Ano 2018

Casou-se com Ricardo Chagas Saldo e tiveram dois filhos. Um momento muito dificil que passou em sua vida foi a perda de seu filho Rômulo, quando tinha 15 anos em um acidente de carro. Ficou durante muitos anos internada no hospital e não poude comparecer no velório do próprio filho devido ao quadro de recuperação. Anos mais tarde, o casal foram abençoados pela linda criança chamada Fabiana que chegou em suas vidas. Achou que não conseguiria amar um novo filho, mas o sorriso e alegria da pequena criança encheu novamente a família com o amor e carinho.

Romulo aos 13 anos de idade.

Ela morou em diversas cidades próximas a São Francisco do Sul, como Joinville, Blumenau e Curitiba. Se formou em 1955 como normalista, o que hoje conhecemos como Pedagoga, assumindo o cargo de Professora nas cidades que moravam.

Com sua filha Fabiana.

Acabou se separando e foi morar com sua filha Fabiana no bairro Vila Nova, construindo a sua casa, onde morava até hoje, junto com seu genro Ricardo e seus netos, Ana Julia, Maria Luiza e Gabriel Henrique.

Toda família.

Alegria de Viver

Participando do encontro da Família Borba e Medeiros. Celebridade.

Eu tinha uma grande admiração pela querida Nina. Seu jeito de olhar, abraço e sorriso sempre foram marcantes desde o primeiro dia que a conheci. Muito inteligente com as palavras e amava fazer palavras cruzadas. Gosto muito de viajar, conhecer lugares novos e visitar familiares. Em minhas viagens sempre levava a minha querida Vó Nina, como a chamava, devido ao grande amor e carinho que tinha com ela. Visitamos diversas cidades e sempre estava pronta para colocar os pés na estrada.

Acredito que o amor que tenho por ela, foi muito parecido ao amor que tinha pela minha vó Nalzira, e também ela tinha por mim, me considerando como o filho que havia perdido. Ela me chamava de netinho… claro que os netos ficaram um pouco com ciumes.. hahaha…. por levar ela para passear… mas sempre felizes em que ao final de sua vida teve o privilegio de passear e rever seus familiares que moravam em São Francisco do Sul.

As palavras fogem para descrever o amor que eu tinha pela minha “Vó do Coração”. Eu e João sempre passeavamos com ela. Um dia no carro, estava tocando uma música da Paula Toler, um CD que tinha em meu carro. Em certo momento ela falou – essa moça …é a Paula Toler que esta cantando?. Respondi. É sim vó. Ela que responde – Não gosto desta menina. Todos cairam na gargalhada pela espontaniedade de falar. Muito brincalhona!!!

Tomar café era nossa “parada” obrigatória.

Sua alegria e sorriso, são marcantes. Eu tinha admiração pela pessoa que era. Mãe querida, vó babona pelos netos, muito inteligente e culta com suas palavras e em sua forma de responder as perquntas.

Romaria de visitas (Despedidas que não percebemos)

Posso dizer que neste último ano realizamos algumas … mas algumas visitas, onde ela poude se despedir de seus familiares e primos que não a via a muito tempo.

Encontro da Família Carvalho.

Homenagem João Victor Pinzegher

Visita em nossa casa em Joinville. Momento único!

“Supernova”

O Universo é uma espécie de organismo gigante que está sempre em evolução e tudo que existe nele vive passando por constantes transformações. E não é diferente com as majestosas estrelas que, como nós, vivem por um tempo e morrem, em um dos espetáculos mais incríveis e belos que esse Universo nos proporciona.
Para gerar calor e luz elas fundem elementos que por sua vez viram matéria e liberam energia pura mantendo as vivas por bilhões de anos.
Com o passar do tempo essa fusão torna se tão poderosa que a estrela começa a crescer e ficar mais quente, que chega um momento em a pressão interna é tão grande que a sua gravidade não é capaz de mantê-la unida em um só corpo.
Depois de passar por diversos estágios, a estrela colapsa, gerando uma explosão gigante, conhecida como supernova, que espalha luz e os mais diversos materiais pela galáxia. Essa é a vida e a morte de uma estrela, um dos acontecimentos mais dramáticos e belos do Universo.

E assim foi com você, Vó Nina, deixou seu legado em cada um que passou na sua vida. Em quando estava no ápice da vida (feliz, plena e iluminada) você nos deixou.
Desejo muita luz e que continue olhando por nós.

Cantora e Compositora

Gostava de compor musicas, contando histórias de sua amada cidade natal São Francisco do Sul.

Minha Terra
Lembrança

Anúncios

2 Comments

  1. Fiquei muito emocionada,e estou em lágrimas.Agora ,após cinco meses de falecimento da mãe é que tive coragem de ler,saberia que ia ser emocionante.Obrigada pela linda homenagem, tão pura e verdadeira.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s