O sobrenome Português Martins é de origem patronímico. Os nomes patronímicos são aqueles que são derivados do nome dado ou pessoal do pai do portador inicial. Neste caso, o sobrenome é derivado do nome pessoal Martim ou Martinho.

Histórico do Sobrenome
O sobrenome significa literalmente “filho ou descendente de Martim”. O nome pessoal Martim (Martin em inglês), por sua vez, é derivado do latim “Marte, Martis”, o nome do deus da guerra e que se acredita ser derivado do termo “mar”, que significa “brilho”. Há, é claro, mais de uma linhagem com esse nome, como é o caso da maioria dos sobrenomes patronímicos, que não se limitam a nenhuma região específica. Na Espanha, encontramos o nome nas formas de Martin e Martinez. Muitos espanhóis portadores do sobrenome Martin ou Martinez se estabeleceram em Portugal onde seu nome levou o sobrenome.
Brasão
Descrição do brasão de armas escrito na língua original do francês normando ou outra língua nacional do país de origem. Esta foi uma instrução para o artista sobre como pintar o escudo (brasão) e Crest.
- Bend (barra) – Uma barra diagonal no escudo que significa o lenço ou escudo suspenso de um comandante de cavaleiro e representa defesa ou proteção.
- Flor de lis – (flur’-de-lee) Heráldicamente, esta é uma flor que se assemelha a um lírio estilizado, e significa pureza e luz. Há muito tempo está associado à França.
- Oliva – Paz e concordância.
- Cor dourada. Denota as qualidades de generosidade e elevação da mente.
- Cor Purpura – (pur’-pure) A cor heráldica do roxo. O uso desta cor em um escudo denota as qualidades da majestade real, soberania e justiça.
- Sable – preto. Esta cor denota constância ou pesar. Isso também pode se referir ao animal Sable valorizado por sua pele.