O sobrenome português Santos tem várias origens. Em primeiro lugar, é de origem patronímico, derivada do primeiro nome do pai do portador inicial.

Neste caso, o sobrenome Santos deriva do nome pessoal “Santo”, com a letra final “s” sendo uma forma familiar ou plural denotando descendência. Portanto, o sobrenome Santos significa “filho ou descendente do Santo”..

Histórico do Sobrenome

O nome pessoal Santo é derivado do latim “Sanctus”, que significa “santo, santo ou venerado”, e era um nome popular na Península Ibérica, ou seja, Espanha e Portugal, durante a era medieval, e veio para designar um de especial virtude cristã. Muitas vezes as crianças que nasceram no Dia de Todos os Santos receberam o nome de “Santo”, da mesma forma que as crianças nascidas perto do Natal podem ter sido chamadas Noel (francês) ou Natale (italiano).

Brasão

Descrição do brasão de armas escrito na língua original do francês normando ou outra língua nacional do país de origem. Esta foi uma instrução para o artista sobre como pintar o escudo (brasão) e Crest.

  • Escudo Argent – (Ar’-jent) Branco ou prata. Representa pureza, inocência, beleza e gentileza.
  • Barras linhas horizontais no escudo- significa estabelecer a barra da religião, consciência e honra contra o mal.
  • Fundo cor vermelha. Esta cor significa as qualidades de força militar e nobreza e justiça.
  • Leão – O leão é o animal mais popular na heráldica. Esta acusação simboliza coragem, bravura, força e bravura destemidos.
  • Cor dourada-denota as qualidades de generosidade e elevação da mente.
  • Cor Purpura Purpure – (pur’-pure) A cor heráldica do roxo. O uso desta cor em um escudo denota as qualidades da majestade real, soberania e justiça.