Importantes ruas de Joinville ligadas ao militarismo do Brasil

Vamos falar um pouco das Ruas de Joinville. As Sete principais Ruas de Joinville ligadas à Nomes Militares e figuras da Área Militar do Brasil.

Conheça também…

1. Rua Expedicionário Holtz – Atiradores

Decreto nº 544 de 1957, leva o nome do pracinha Gerhardt Holtz que lutou durante a segunda guerra mundial no teatro de operações da Itália, natural de Joinville – SC, do 11º RI, falecido a 05/04/45 em Malandrone na Itália. O relato da morte foi transcrito por Henrique de Moura Paula Pinto: “Recolhia minas que foram desativadas pelo seu pelotão quando sem que ninguém soubesse como, o caminhão de transporte explodiu, matando não só a ele, mas também mais 4 soldados.

Gerhard Holz

História por trás do Nome

O jornal Notícias do dia em reportagem, relata que ele era: “Filho de uma tradicional família de Joinville, Gerhardt Holz, era o único filho homem da família e tinha mais três irmãs. Sua história é de bravura e também de muita tristeza. O jovem fez parte da FEB (Força Expedicionária Brasileira), do pelotão do 13º Batalhão de Caçadores, atual 62º Batalhão de Infantaria de Joinville. Lutou na Itália, durante a Segunda Guerra Mundial e morreu após pisar em uma mina terrestre. Sua morte foi muito lamentada pela família, amigos e, principalmente, pelo seu pai, que nunca se conformou em perder o único filho homem. Os restos mortais do Expedicionário Gerhard Holz estão depositados no Memorial dos Pracinhas, no Rio de Janeiro. […]O nome Expedicionário Holz foi dado em homenagem ao jovem Gerhardt Holz, morto na segunda Guerra Mundial, enquanto lutava com a FEB (Força Expedicionária Brasileira), na Itália. A família dele morava nas proximidades da rua Max Colin e utilizava a via com frequência”.

2. Rua Duque de Caxias – Centro

Rua que leva o nome de Luís Alves de Lima e Silva o famoso Duque de Caxias (imagem a). Pela Lei Nº 462/1957.

Luís Alves de Lima e Silva. Fonte
Wikipédia.

História por trás do Nome

Nascimento: 25 de agosto de 1803. Porto da Estrela, Rio de Janeiro, Brasil. Morte: 7 de maio de 1880 (76 anos) Valença, Rio de Janeiro, Brasil. Foi militar, político e monarquista brasileiro. É Patrono do Exército brasileiro. Participou das seguintes batalhas: Independência do Brasil, Guerra da Cisplatina, Balaiada, Revoltas Liberais, Revolução Farroupilha, Guerra do Prata e Guerra do Paraguai.

3. Rua Visconte de Taunay – Atiradores

Decreto nº 544 de 1957 leva o nome de Alfredo Maria Adriano d’Escragnolle Taunay, o Visconde de Taunay.

Alfredo d’Escragnolle Taunay. Fonte Wikipédia.

História por trás do Nome

Nascimento: 22 de fevereiro de 1843, Rio de Janeiro, Município Neutro, (1870-1889), Império do Brasil. Morte: 25 de janeiro de 1899 (55 anos), Rio de Janeiro, Distrito Federal, Brasil. Foi um escritor, professor, engenheiro militar brasileiro. Taunay lutou na Guerra do Paraguai como engenheiro militar, de 1864 a 1870.

4. Rua Ministro Calógeras – Bucarein;

Decreto nº 544 de 1957, leva o nome de João Pandiá Calógeras, ou simplesmente o ministro Calógeras.

João Pandiá Calógeras.
Fonte Wikipédia.

História por trás do Nome

Nascimento: 19 de junho de 1870. Rio de Janeiro, Império do Brasil. Morte: 21 de abril de 1934 (63 anos), Petrópolis, Brasil. Foi engenheiro, geólogo e político brasileiro. Sendo o primeiro e único civil a exercer o cargo de ministro da Guerra na história republicana brasileira, no governo de Epitácio Pessoa, de 3 de outubro de 1919 a 15 de novembro de 1922, quando foi fundador da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais do Exército Brasileiro.

5. Rua General Valgas Neves – Anita Garibaldi

Decreto pela Lei, Nº 464/1958 em nome de Octávio Valga Neves .

História por trás do Nome

Nasceu em Desterro (SC), atual Florianópolis, no dia 10 de outubro de 1874, filho de Israel Xavier Neves e Luísa Cândida Valga. Faleceu em Florianópolis, no dia 13 de outubro de 1944, aos 70 anos. Em 1920 tornou-se membro efetivo do estado-maior e comandante do 13º BC, sediado em Joinville (SC), e em setembro desse mesmo ano recebeu a patente de coronel. Em abril de 1922 foi nomeado presidente da banca examinadora dos candidatos à matrícula na Escola de Sargentos de Infantaria. Participou em 1924 como comandante do 13º BC das forças legalistas nos combates em São Paulo na Revolução iniciada dentro do movimento tenentista, substituindo o Tenente-coronel Gustavo Maria de Andrade Santiago morte em combate.

6. Rua Coronel Alire Borges Carneiro – Atiradores

Decreto pela lei nº 1460 de 1976, leva o nome de Alire Borges Carneiro. Militar do 13º BC. Comandou uma missão de escolta de presos para Paranaguá em Maio de 1925.

Alire Borges Carneiro .
Fonte Notícias do Dia – Fabricio Porto

História por trás do nome

O Coronel nasceu em 1899 e faleceu em 1968, intelectual joinvilense que se tornou o idealizador e primeiro diretor da Biblioteca Pública Municipal “Prefeito Rolf Colin”, de Joinville, tendo cedido seu grande acervo pessoal à Biblioteca Pública para que esta pudesse iniciar suas atividades.
Foi escolhido como Patrono da cadeira ocupada pelo Acadêmico-Fundador Waldyr Ribeiro, atualmente pertencente a sua 1ª Sucessora, a Acadêmica Sueli Brandão.

7. Rua Marechal Floriano – América

Decreto pela Lei Nº 510/1959 que leva o nome Marechal Floriano Peixoto.

Marechal Floriano Peixoto.
Fonte Wikipédia.

História por trás do nome

Nascimento: 30 de abril de 1839, Maceió, Alagoas, Império do Brasil. Morte: 29 de junho de 1895 (56 anos), Barra Mansa, Rio de Janeiro, Brasil. Foi militar e político brasileiro. Floriano foi o primeiro vice-presidente do Brasil durante o governo de Marechal Deodoro e depois da renúncia deste assumiu a presidência sendo o segundo presidente do Brasil, presidindo o Brasil de 23 de novembro de 1891 a 15 de novembro de 1894, no período da República das Espadas.

Anúncios

2 Comments

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s