Igreja Itoupava Rega – Blumenau

A Igreja Evangélica de Confissão Luterana está implantada no alto de uma colina. Seu acesso é feito por uma escadaria de pedra bruta com quase quarenta degraus, ladeada por palmeiras imperiais. Com modestas linhas de inspiração neogótica, possui corpo central retangular, coberto por telhado em duas águas de grande inclinação e três janelas em arco de cada lado, algumas ainda com vidros originais, importados da Alemanha.

Conheça também…

A torre central abriga os sinos que, assim como outras peças no seu interior (o vaso sacro, o jarro e a pia para batismo, o cálice da Santa Ceia) são originais. Também o mobiliário interno, em madeira, é despojado. O altar, em madeira trabalhada, funciona como divisória da sacristia, que ocupa uma estrutura arredondada com telhado e porta à parte do corpo central da igreja.

História

A igreja Itoupava Rega, no distrito da Vila Itoupava, foi erguida em meados de 1911. A edificação singela, de linhas simples, foi construída em uma região que ainda guarda muito da identidade alemã e preserva a cultura dos imigrantes que chegaram à Colônia Blumenau. 

Igreja Evangélica de Confissão Luterana de Itoupava Central no início da década de 1970.

Em seu interior podem ser vistos o altar de madeira trabalhada, que serve como divisória da sacristia. O pequeno púlpito, os bancos e as escadas que levam ao coro são os mesmos da época da construção. A harmônica ainda pode ser ouvida nos cultos da igreja. 

Restauração

Chuvas e desgastes do tempo danificaram a estrutura da construção. Dada a importância histórica, deu-se início à obra de restauro, que recuperou o piso, paredes, cobertura, vedações, instalações, além do púlpito e escadas, sendo a obra entregue em 1996. 

Tombamento

A edificação foi tombada pelo Estado de Santa Catarina como Patrimônio Cultural Edificado em 29 de outubro de 1996, pelo Decreto 1.923.

Endereço

  • Rua Erwin Manzke, 5934 – Vila Itoupava (Blumenau)

Fonte

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s