Professor TELMO JOSÉ TOMIO (Falecimento)

E com grande pesar que comunico o falecimento do professor, pesquisador, historiador, músico e genealogista TELMO JOSÉ TOMIO.

Telmo, faleceu no dia 28/07/2019 por volta das 01h da madrugada, foi vítima de sepse, um conjunto de manifestações graves em todo o organismo produzidas por uma infecção.

Ele deixa esposa e filho. (Foto: arquivo pessoal)

Lecionava em Penha, e morava em Piçarras e Itajaí sendo uns dos prinicipais genealogistas da região de SC. Pesquisava a genealógica de famílias de Santa Catarina, em especial Italianas e Portuguesas (Açorianas). Localização dedocumentos para processos de dupla cidadania. Realizava montagens de árvores genealógicas e livros de família.

Velório

Local do velório será no Cemitério da Fazenda(Itajaí), e irá começar às 7h da manhã no dia 28/07/2019 e seu enterro acontecerá na segunda dia 29/07/2019 às 9h no mesmo cemitério.

Dedicação à cultura, música, história, genealogia de família para Santa Catarina.

Conheça também…

Biografia

Nasceu no dia 12 de junho de 1973, em Itajaí, Estado de Santa Catarina. Filho de José Airton Tomio e Ivaci Nunes Alves Tomio. Irmão de Anderson e Mariana. Casado com Simone Jaqueline Dalsóquio Tomio. Juntos tiverem um filho: Lorenzo Antonio Dalsóquio Tomio.

Em família, jnuto com seus pais, esposa, sobrinhos e filho.

Professor, músico e genealogista catarinense. Servidor público do Magistério Estadual, lotado na Escola de Educação Básica Manoel Henrique de Assis, Penha, Santa Catarina.

Seminário

Telmo junto com outros colegas no seminário.

Foi seminarista e estudou Música – Composição e Regência, na Escola de Música e Belas Artes do Paraná. Residiu em Buenos Aires, onde lecionou música e pesquisou genealogia.

Realizou seus estudos para ser padre durante 10 anos.

Maestro

Maestro Telmo na cidade de Guaramirim.

É maestro-regente do Coral Fratelli d’Itália, da Associação Italiana de Guaramirim – SC e Paróquia Senhor Bom Jesus, de Guaramirim. Autor de diversas composições musicais, muitas delas gravadas pela Paulus e Paulinas, e cantadas em igrejas católicas do Brasil. Toca órgão, harmônio, acordeão e tuba.

Estudou Música – Composição e Regência, na Escola de Música e Belas Artes do Paraná.

Professor

Professor Telmo.

Concursado pelo serviço público do Magistério Estadual, lotado na Escola de Educação Manoel Henrique de Assis, em Penha, Santa Catarina, e que atualmente lecionava aulas.

Graduou-se em Filosofia, com habilitação em Sociologia e História, pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). Pós-graduado – especialização em Psicopedagogia, pelo IFES-ICPG.

Genealogia

Escritor do Livro da Família Petris no Brasil, em conjunto com seu amigo André Petris

Pesquisa genealogia há 17 anos e possui uma biblioteca particular com mais de 1300 livros de História, Colonização, Imigração e Genealogia. Foi homenageado pelo prefeito e pelos dois padres da pequena cidade de Borgo Valsugana, Trento, Itália, cidade de onde veio o ancestral da família Tomio, pela profunda pesquisa genealógica realizada nos livros daquela paróquia, com registros desde o ano 1560.

Seu história e pesquisa da genealogia de Santa Catarina, através de muitas famílias Açorianas, Italianas e Alemas. Suas pesquisas ajudaram a ser referência é fonte de apoio para autenticidade de fatos e documentos.

INGESC

Membro do Colégio Brasileiro de Genealogia (desde 21.08.2007) e do Instituto de Genealogia de Santa Catarina- INGESC (desde 2006).

Ronaldo Augusto Pires, Telmo e o presidente do INGESC – Fernando Cesar Gomes Machado.

Participava pela internet, dos fóruns SC_Gen, RS-Gen, Imigração Alemã, GenealBR, Gene_Portugal, bravagente e origens.

Trabalhos realizados na área de Genealogia e História:

  • mais de 100 artigos publicados no blog Telmo Tomio – Genealogia e História, com mais de 71 mil acessos [www.telmotomio.blogspot.com];
  • “Obituário Itajaiense” – artigo. Os primeiros óbitos contendo referência ao lugar Itajaí, a partir de 1791.  In Anuário de Itajaí 2010;
  • “A Irmandade do Santíssimo Sacramento de Itajaí” – artigo. Resgate dos nomes de seus membros desde o ano de sua fundação, em 1830. In Anuário de Itajaí 2012
  • transcrição de dados dos Livros de Batismos, Casamentos e Óbitos da Paróquia do Santíssimo Sacramento de Itajaí – SC, de 1823 até 1880;
  • transcrição de dados dos primeiros livros de Batismos, Casamentos e Óbitos da Capela de São João Batista de Itapocorói – Penha, SC;
  • coordenação e participação em mutirões de genealogistas que têm feito as transcrições de dados dos primeiros livros de Batismos de São Francisco, Araquari, Barra Velha, Penha, Luís Alves, Gaspar, Brusque, Camboriú, Porto Belo e São José, todos locais de SC;
  • participação no mutirão de extração de dados dos livros de Batismo dasParóquias São João Batista da Lagoa – Rio de Janeiro-RJ, e Nossa Senhora da Conceição da Lagoa – Florianópolis-SC;
  • pesquisas citadas e referenciadas nos livros “Famílias de Brusque – Botuverá e Guabiruba”, de João Carlos Mosimann e “Botuverá – Nossa História, Nossa Gente”, de Pedro Luiz Bonomini;
  • identificação dos imigrantes italianos, dos vapores e respectivos desembarques, daqueles que se instalaram na região de Brusque, Gaspar, Botuverá e Nova Trento, todos locais de SC;
  • pesquisas genealógicas das famílias açorianas de Imaruí, Vila Nova de Sant’Ana – Imbituba, Tubarão e Laguna, em SC;
  • pesquisas genealógicas das famílias Espíndola, Nunes da Silva e Rocha – da região Sul de Santa Catarina;
  • pesquisas genealógicas de todas as famílias instaladas na região da foz do Itajaí, desde Camboriú até Barra Velha, do litoral ao interior, a partir de 1750 até 1880 aproximadamente, com incursões em Araquari, São Francisco, Porto Belo e Tijucas. (em andamento, visando publicação);
  • pesquisas genealógicas das famílias italianas de Botuverá, com incursões em Brusque, Gaspar e Nova Trento. (trabalho ainda não publicado);
  • pesquisas particulares encomendadas e pesquisadas das famílias: Tomío, Assini, Gianesini, Censi, Melato, Colzani, Dalsóquio, Rampelotti, Maestri, Barni, Rezini, Bósio, Girardi, Stolf, Ferreira, Azevedo, Caresia, Ferreira de Mello, Imthurn, Müller, Souza da Silva, Borba Coelho, Coelho da Rocha, Veira Cordeiro, Souza Cordeiro, Machado de Espíndola, e outras;
  • desenvolvimento do projeto “Genealogia na Escola”, com alunos da rede pública Estadual em Itajaí, Jaraguá do Sul, Corupá, Barra velha e Penha, em SC.
  • Palestrante nos eventos: Semana de Cultura de Barra Velha (2013) e Curso para professores sobre a História de Penha (2014).

Entrevistas

A Genealogia dos Itajaienses – Entrevista realizada no dia 18/06/2019 pela rádio TV Univali.
Explicando a história da Capela São João Itapocorói
Palestra Telmo Tomio – Genealogia famílias de Barra Velha

Legado

Sua história de vida, se difunde ao contexto histórico, musical, religiosa, historiador e pesquisas genealogicas para o Estado de Santa Catarina.

Encontrei-me algumas vezes com Telmo. Sempre humilde, prestativo para ajudar o próximo a escrever a sua história genealogia. Para mim, foi mais que um professor e sim um mestre que deixou sua marca registrada na história de Santa Catarina, sendo referência de pesquisa e autenticidade de fatos e documentos.

Telmo sempre ligado muito a família. Nesta foto, encontra-se rodeado de familiares durante o aniversario de sua tia – 80 anos.

Estive pessoalmente em seu velório e percebi o quanto é querido por sua família e todos têm orgulho. Parabéns! Neste dia triste, você parte par ficar mais próximo a Deus, com uma história fantástica. Seu nome entrará para nossa história e sempre será lembrado pelas suas pesquisas e pessoa.

Anúncios

4 Comments

  1. Amigo querido, ainda não acredito que partiste tão cedo. Eternamente grata por sua colaboração na pesquisa da árvore genealógica das famílias de Armação do Itapocoroy, Penha, SC. Sem tua ajuda eu não conseguiria os dados verídicos para completar a nossa História. Que Deus o receba no Reino da glória. Paz e luz.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s