Baia Babitonga – (História)

Baía da Babitonga ou somente Baía Babitonga é uma baía do litoral brasileiro. Esta baía está situada na foz do rio Palmital, junto a duas importantes cidades: Joinville e a ilha de São Francisco do Sul.


Arquipelago das Ilhas – São Francisco do Sul

Mapa da Baia Babitonga.

Conheça também….

História

Baía Babitonga já era habitada há mais de 3.000 anos por caçadores e coletores sambaquianos, os homens do sambaqui. No século XV e XVI se registra a ocupação da baía por grupos tupi-guarani, denominados carijós, que há algumas centenas de anos antes se sobrepuseram culturalmente àqueles grupamentos sambaquianos ancestrais. Os carijós por sua vez não resistiram à dominação europeia com o início da ocupação portuguesa do litoral sul do Brasil. Sucumbiram pela escravização, guerras, por doenças e mesmo pela acultuação, desaparecendo como cultura autóctone antes do século XVII.

Baía Babitonga (que em língua indígena quer dizer morcego) .

Arquipelado de Ilhas.

Chegada dos Franceses

Muitos escritores afirmam que, em 1504, logo após o descobrimento do Brasil uma caravela francesa partiu em 24 de junho de 1503, saindo do Porto de Honfleu e trazia como capitão Binot Palmier de Gonneville.

Na margem norte da baía está a localidade de Saí (antigamente “Sahí”) que em 1842 foi palco de uma experiências sociais pioneiras no mundo – o Falanstério do Saí – organizado pelo Dr. Benoit Jules Mure que se baseava nas doutrinas de Charles Fourier e que contava com colonizadores franceses.

Às margens da baía, principalmente a norte, existem resquicios importantes da mata Atlântica. A natureza exuberante faz desta região um reduto visitado por turistas. Uma balsa faz a ligação da cidade de Joinville com a margem norte. Uma das localidade da margem norte é a Vila da Glória. Existem outras localidades às margens da baía.

Aquela viagem pelos mares do Atlântico já durava 6 meses, quando ouviu-se um grito: TERRA À VISTA!!! Dentro daquela embarcação todos se admiravam com a abundância de animais, aves e árvores floridas. À beira da praia curiosos e amistosos índios carijós chefiados pelo cacique Arosca os espreitavam. Estavam ocupados em passar a vida alegre e sem trabalho, viviam da caça, pesca e dos produtos da terra.

Praia Grande, Prainha, Enseada, Ubatuba, Itaguaçú e parte de Itapoá. Aos fundos Baia da Baitonga. Acervo Wilian Oliveira Luiz

Ao tempo do descobrimento, os índios carijós davam à ilha o nome de Babitonga, cuja tradução significa terra em forma de morcego. Hoje, esta denominação identifica a grande baía de águas calmas que avança para Oeste, até o Rio Cachoeira, em Joinville.

Maior baia navegável de Santa Catarina

Babitonga é a maior baía navegável do estado de Santa Catarina. Estendendo-se no sentido Leste/Oeste, é abrigada do vento Sul, tornando suas águas democráticas; pode-se navegar pela baía em potentes lanchas, em silenciosos veleiros e em pequenas canoas. O porto e o centro da cidade, com seu casario histórico, ficam logo na entrada, depois de ultrapassada a barra. Ao fundo da baía, depois de passar por 24 ilhas, chega-se à Lagoa de Saguaçu e ao Rio Cachoeira, caminho percorrido pelos imigrantes que fundaram Joinville.

PortoS

Baia situada ao litoral norte catarinense possuí dois Portos: Porto Itapoá e Porto de São Francisco do Sul. Primeiro porto realiza armazém de grãos e Itapoá apenas de containers.

Porto São Francisco do Sul. Acervo Francisca Andrade.
Porto Itapoá. Acervo Fernando Hinsching Ano 2019.

Antigamente

Nossa cidade por volta de 1900. Foto cortesia do Sr. Joel Assef (GG). O meu amigo, o Major Alvaro da Costa Pereira (irmão da Dona Clara Amelia nascido em 1900) morou naquela casinha para a direita do poste de iluminação. Quando crianca, ele gostava de tomar banho na praia bem em frente. Alias a Rua Babitonga se chamava no século 19, Rua da Praia.

Arquipelago das Ilhas – São Francisco do Sul

Fonte

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s