Histórico da Vila Itoupava

Vila Itoupava é um distrito da cidade de Blumenau criado em 1943, através da lei estadual nº 941 de 31 de dezembro. Encontra-se na zona norte da cidade, a 25 km da zona central. Caracteriza-se por uma clima mais ameno devido à sua altitude (aproximadamente 200m) e uma população marcadamente de origem germânica (pop. est. 2000 hab.).

Foto Capa: Casa Família Hinsching Acervo Fernando Hinsching Ano 2019

Distrito de Blumenau

A Vila Itoupava é um distrito de Blumenau, localizado na região norte, distante 25 km do centro da cidade. Limita-se ao Norte com os municípios de Jaraguá do Sul e Massaranduba; a Oeste, com o município de Pomerode; a Leste, com o município de Massaranduba e ao Sul, com o bairro Itoupava Central. 

Está numa região montanhosa, de terreno acidentado, com belas paisagens que remetem à vida tranquila no interior, cortada por pequenos vales e riachos, e cercada de muito verde – 87% de seu território está na área rural. Sua economia é mista, fazendo-se presente a indústria têxtil, a produção agrícola em pequenas propriedades rurais e o comércio. Trata-se do ‘recanto mais alemão da cidade’ e a maior parte de seus cerca de 7 mil habitantes ainda preserva os traços culturais trazidos por seus antepassados no século 19 – 90% da população ainda fala alemão. Além da língua, dão testemunho disso as casas construídas na técnica enxaimel, a gastronomia, os clubes de caça e tiro (dos 40 clubes na cidade, 8 estão na Vila) e os grupos de dança folclórica. O nome ‘Itoupava’ é de origem tupi-guarani e significa ‘pequeno salto’, ‘corredeira’.

História

Os primeiros moradores vieram em 1867. A região era conhecida por Unter Itoupava Rega (Itoupava Rega Baixa). A palavra “Rega” vem do nome de um rio localizado atualmente na Polônia, região histórica da Pomerânia, de onde vieram a maioria dos imigrantes que se instalaram na nossa região e falavam o Plattdeutsch/Pomerano. 

O processo colonizador do Dr. Blumenau por volta de 1860 foi direcionado para a região norte, quando a necessidade de se estabelecer uma comunicação rápida e eficiente com a próspera colônia D. Francisca (atual cidade de Joinville) obrigou a abertura de linhas coloniais em direção ao Vale do Rio Itapocu, causando o deslocamento de imigrantes alemães para esta região.

A região pertencia ao Distrito de Massaranduba (que fazia parte de Blumenau). A emancipação do Distrito de Vila Itoupava aconteceu através do Decreto Lei Estadual nº 941, de 31 de dezembro de 1943 assinado pelo Prefeito Bruno Hildebrand.

Vegetação

Possui uma formação vegetal exuberante e complexa, composta por diversos agrupamentos. Nos topos de morros é formado por vegetação típica de cristas de serra. A cobertura vegetal da floresta se apresenta alta, densa e sombria, tornando-se muito fechada em algumas áreas.

Hidrografia

Localizada na Bacia do rio Massaranduba, tem os seguintes emissários: ribeirões Saxônia, Sarmento, Areia, Braço do Sul, Itoupava Rega Central, Itoupava Rega, Treze de Maio, Braço Sul do Treze de Maio, Tifa da Banana, Fundo Testo Sete e Braço Sul Grande do Treze de Maio.

Relevo 
O relevo da Vila Itoupava possui como característica principal ser um terreno bastante irregular e acidentado, rodeado de pequenos vales estreitos. Pode chegar a altitudes que atingem 500m ao Norte, com 717m no seu ponto culminante, nas divisas com os municípios de Jaraguá do Sul e Massaranduba.

Fonte:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s