Consul Inglês ADDISON- São Francisco do Sul

Sr. R.O.N Addison, foi um Consul Inglês, que chegou no Brasil antes da 1ª Guerra Mundial, com objetivo de cuidar das entradas e saídas de mercadorias, não permitir que navios e submarinos alemães pudessem atracar em portos brasileiros(São Francisco do Sul), durante as duas grandes guerras mundiais . Morou durante muitos anos na praia do Inglês, no Balneário de Paulas, que hoje a praia leva o “apelido” como homenagem.

Imagem capa: Brasão do Consul Inglês. Acervo Fernando Hinsching Ano 2019.

Conheça também….

História

R. O. N. Addison nasceu em 1874 em Ulreston (Lancashire – Inglaterra). Foi educado na Inglaterra e, completados os seus estudos, entrou para uma casa bancária, onde permaneceu durante sete anos. Veio para o Rio de Janeiro em 1897 e depois trabalhou em São Paulo e Santos, sempre como empregado de bancos.

A partir de 1908, foi designado morar na cidade de São Francisco do Sul, fixando a sua residencia no Balneário de Paulas.

Muito audacioso, foi empregando o seu dinheiro na compra de terrenos e prédios fronteiros ao porto. O sr. Addison é sub-agente d Lloyds e agente da Alliance Insurance Co., de Londres, da Mala Real Inglesa e outras empresas.

Trabalhou à serviço da Inglaterra por mais de 60 anos, e faleceu aos 94 anos, em cima de sua mesa de trabalho com um ataque cardiaco fuminante.

Homem Correto

Durante as duas guerras: 1ª Guerra Mundial e a 2ª Guerra Mundial, teve como objetivo não permitir a entrada de navios e submarinos alemães na cidade de São Francisco do Sul. A falta de mantimentos e alimentos aos encouraçados alemães, a imagem do consul era mal visto para a Alemanha e os marinheiros que passavam fome e dificuldades em tempos de guerra.

Seu escritório se localizava na rua da Praia, hoje a atual Rua da Babitonga, que funciona a Biblioteca Municipal e Arquivo Histórico da Cidade.

Primeiro prédio a esqueda da foto, funcionava o Consulado Inglês na cidade de São Francisco do Sul.
Atual prédio da Biblioteca Municipal e Arquivo Histórico de São Francisco do Sul.
Acervo Monique Oliveira. Ano 2018

Condecoração

Segundo pesquisador Paulo Guilherme Hostin Sämy , o “Velho Cônsul, até seus últimos dias no início da década de 60, ou final de 50, fazia o trajeto de sua casa nos Paulas até o Consulado, 4 vezes ao dia, com sua roupa do século XIX: calça listada, colarinho de ponta virada, gravata borboleta e paletó preto. No verão, para realizar tal façanha, levava o paletó na mão. Sempre o via passar, descendo a ladeira do hotel Matana, hoje Zibamba, em direção ao Consulado. Figura ímpar. A praia dos Paulas, também conhecida como do Inglês, deve-lhe este cognome”.

Moradia Balneário do Paulas

Segundo o seu neto Harry Addison, seu avô o Consul Inglês, comprou o primeiro terreno do Balneário de Paulas, por volta de 1908, assim que chegou na cidade. Foi morar na praia do Inglês, comprando a residência do Sr. Francisco Machado de Souza, que também havia pertencido a Cap. Camacho.

Praia do Inglês. Ao lado direito a casa da família Addison, logo em seguida a casa da Família Trupel, ao lado um pequeno caminho de estrada de chão, hoje Rua Francisco Machado de Souza. Acervo Heins Gross.

Família Antiga

Aos quarenta anos casou-se com uma alemã onde tiveram seis filhos e ainda fixando a moradia no mesmo lugar, na praia do Inglês. Atualmente seu neto Harry Addison mora nas terras que um dia pertenceu ao seu avô, onde tem uma pousada e um quiosque.

Neto Hary Addison em frente ao Brasão e Escudo que ficava na frente do prédio, local de trabalho do seu avô. Acervo Fernando Hinsching. Ano 2019.

Uns dos filhos anos mais tarde, na década de 50, Dr Alfred Darcy Addison, foi prefeito da cidade, em duas gestões.

Porque Praia do Inglês

Conta seu neto Harry Addison, que seu avô Sr. Addison, tinha um costume diário, todos os dias ao acordar pelas seis da manhã, seguia até a praia com seu roupão de dormir, e dava um mergulho, ficava nadando para se exercitar. Moradores da região, ficavam admirados, mesmo fazendo chuva ou sol, frio ou calor, Sr. Addison ia nadar todos os dias, assim apelindo a Praia do Inglês.

Praia do Inglês. Acervo Fernando Hinsching Ano 2019

Ainda hoje existe muita confunsão, entre as praias: Praia do Inglês de São Francisco do Sul, com a praia dos Ingleses de Florianópolis. A primeira leva o nome pelo Consul Inglês e a segunda praia é que chegaram os náufragos de um navio inglês. São praias totalmente diferentes no aspecto geográfico e histórico.

Praia do Inglês. Acervo Fernando Hinsching. Ano 2019

Fontes

Anúncios

14 Comments

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s