Família Cordeiro – Santa Catarina

Cordeiro – sobrenome é muito comum na nossa região de Santa Catarina. Em Itajaí, o bairro Cordeiros tem esse nome por causa da família Cordeiro, habitante da região.

Conheça também…

Origem Sobrenome

O sobrenome Português Cordeiro pode ser de duas origens possíveis. Em primeiro lugar, o apelido pode ser de origem originária, sendo derivado do local de origem do portador inicial. Neste caso, o sobrenome pode indicar que o progenitor do nome era aquele que ovelha, um pastor, como a palavra portuguesa para um cordeiro é “cordeiro”. Alternativamente, o sobrenome pode ser de origem de apelido, sendo baseado em uma característica física ou atributo pessoal do portador inicial. Neste caso, o sobrenome teria sido originalmente aplicado a uma “disposição mansa e gentil”, disposição caracterizada pela palavra “cordeiro”. De acordo com registros anteriores, o sobrenome foi introduzido para Portugal da Espanha, onde assume a forma de Cordero.

Brasão

Significado de símbolos (conhecidos como cargas) e cores no brasão e crista. Estes representavam as esperanças, sonhos e ambições dos portadores desta insígnia da heráldica.

Brasão Cordeiro
  • Argent – (Ar’-jent) Branco ou prata. Representa pureza, inocência, beleza e gentileza.
  • Fess – (fes) Uma tira ou faixa colocada horizontalmente através do escudo. Representa um cinturão militar ou cinto de honra.
  • Cordeiro – Esta acusação é simbólica de gentileza e paciência sob sofrimento.
  • Vert – a cor verde. Representa as qualidades de esperança, alegria e lealdade no amor.

Genealogia da Família

Cordeiro que temos por aqui têm duas origens:

  • Família Vieira Cordeiro – espalhada por Santa Catarina, descendente de Francisco Vieira Cordeiro e Águeda Justina, vindos por volta de 1748 da freguesia do Espírito Santo da Vila Nova, Ilha Terceira, Açores, Portugal. Dessa família, alguns ramos passaram a assinar Vieira da Rocha e outros continuaram Vieira Cordeiro. Os Vieira da Rocha, presentes em Imaruí, Laguna, Tubarão etc, atualmente, assinam somente Rocha. Os Vieira Cordeiro, presentes em Itajaí, Navegantes, Penha, Piçarras, Barra Velha etc, atualmente, assinam somente Cordeiro. Eu tenho a genealogia dessa família Vieira Cordeiro/Vieira da Rocha bem desenvolvida, bem ramificada, com todos os Cordeiro da região de Itajaí. Porém, ainda falta muita coisa.
  • Família Cordeiro (Moraes Cordeiro – Santos Cordeiro), vinda do Paraná, principalmente da região de Paranaguá. São originários da Vila do Topo, Ilha de São Jorge, Açores, Portugal.

Curiosidade em Itajaí

Principal rua do bairro Espinheiros, em Itajaí, chama-se Fermino Vieira Cordeiro. Ele faleceu em 1911. Era filho de Felício Vieira Cordeiro, neto de Francisco Vieira Cordeiro (o bisneto), bisneto de José Vieira Cordeiro – nascido em 1767 em Desterro, e que por volta de 1799 veio para a região de Itajaí, trineto de Jerônimo Vieira Cordeiro, nascido na freguesia do Espírito Santo da Vila Nova – Ilha Terceira, tetraneto do imigrante Francisco Vieira Cordeiro e sua mulher Águeda Justina.

Fonte

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s