Famílias Coelho em Santa Catarina

Coelho um sobrenome muito comum na nossa região existem pelo menos três grandes famílias de sobrenome composto que tem Coelho em uma das partes: Coelho da Rocha, Coelho Gomes e Borba Coelho

Conheça também…

Brasão

O nome de família português Coelho é classificado como sendo de origem do nome de habitação. Este termo denota nomes cujas origens estão no local de residência do portador inicial. Em alguns casos, esses nomes são derivados do nome da cidade ou região (ou uma característica topográfica) de onde o portador original uma vez saudou ou residiu. No que diz respeito ao nome de família Coelho, acredita-se que este nome tenha derivado do nome de lugar Coelho em Portugal. Don Soeiro Viegas Coelho, senhor da fazenda Coelho, foi o primeiro a usar esse sobrenome. Uma variante do sobrenome Coelho é a forma espanhola Coello, que pode de fato estar localizada entre arquivos da Espanha e da América do Sul. Pesquisas indicam que o nome em questão foi introduzido no Brasil a partir de Portugal por volta do século XVII.

Sobrenome Coelho

Simbologia

O significado dos símbolos (conhecidos como cargas) e das cores no brasão e na crista. Estes representavam as esperanças, sonhos e ambições dos portadores dessa insígnia heráldica.

  • Argent – (Ar’-jent) Branco ou prata. Representa pureza, inocência, beleza e gentileza.
  • Azure – Uma cor azul brilhante que representa verdade e lealdade.
  • Barras – Linhas horizontais no escudo. Significa estabelecer a barreira da religião, consciência e honra contra o mal.
  • Fronteira – (Bor’-dure) Essa acusação é usada para mostrar a diferença entre parentes portando as mesmas armas e como um aumento de uma honra.
  • Chequy – Um padrão semelhante a um tabuleiro de xadrez. Significa constância.
  • Leão – O leão é o animal mais popular da heráldica. Essa acusação simboliza coragem, coragem, força e bravura.
  • Ou – A cor dourada. Denota as qualidades de generosidade e elevação da mente.
  • Purpure – (pur’-pure) A cor heráldica do roxo. O uso dessa cor em um escudo denota as qualidades de majestade real, soberania e justiça.
  • Coelho – Essa acusação significa alguém que desfruta de uma vida pacífica e aposentada.
  • Sable – preto. Essa cor denota constância ou pesar. Isso também pode se referir ao animal Sable premiado por seu pêlo.

Borba Coelho

Borba Coelho, em sua grande maioria, assinam hoje somente Borba, porém, há muitas famílias que continuam com o sobrenome composto Borba Coelho. Essa família é descendente de Antônio de Borba Cabral e Mônica Mariana, vindos da freguesia da Ribeirinha, Ilha Terceira, Açores, Portugal. 

Coelho Gomes

Coelho Gomes foram instalados em São Miguel da Terra Firme (atual Biguaçu), em Tijucas, e que foram se espalhando, são oriundos da freguesia de São Mateus, também da Ilha Terceira, Açores, Portugal.

Coelho Rocha

Coelho da Rocha, que se instalaram na Lagoa da Conceição, depois em Itajaí e região, são oriundos da freguesia de Santa Bárbara, também da Ilha Terceira, Açores, Portugal. A grande maioria dos Coelho da nossa região são descendentes dessa família Coelho da Rocha, da qual pertence José Coelho da Rocha, que doou o terreno para a construção da Igreja do Santíssimo Sacramento e Nossa Senhora da Conceição, em 1824 – a conhecida Igrejinha Velha, no centro de Itajaí.

Fontes

  • Pesqusa de Brasões Site Historic Research
  • Pesquisas Pessoais e Genealógicas de Telmo José Tomio.
  • Livros de Batismos e Casamentos de São João Batista de Itapocorói e Penha,
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s