História dos portos

Um porto é uma área, abrigada das ondas e correntes, localizada à beira de um oceanomarlago ou rio, destinada ao atracamento de barcos e navios, com o pessoal e serviços necessários ao carregamento e descarregamento de carga e ao estoque temporário deles, como instalações para o movimento de pessoas e carga ao redor do setor portuário, e, em alguns casos, terminais especialmente designados para acomodação de passageiros.

Um porto que está localizado à beira de um oceano ou de um mar é constantemente chamado de porto marítimo, como em SantosRio de JaneiroSalvadorLeixõesSines e Porto de Suape. À beira de um rio ou estuário é chamado um porto fluvial, como LisboaAveiroBelém ou Manaus. Já um pequeno porto destinado principalmente à recreação é mais habitualmente chamado de marina.

Porto de KobeJapão.

Normalmente os cálculos de estruturas portuárias para atracação dos barcos em segurança, como quebra-maresmolhes, bacias de evolução e outras são efetuados por especialistas em engenharia hidráulica utilizando-se de modelos matemáticos e de modelos físicosem laboratórios de hidráulica marítima.

Porto da cidade chilena de Valparaíso.

Porto de MiamiEstados Unidos.

Indispensáveis para um porto são:

Portos de carga movimentados devem ter acesso a uma vasta rede ferroviária ligando o porto a outras regiões agrícolas e/ou industriais, permitindo assim o escoamento de diversos produtos a outras regiões do país e do mundo.

Os portos são alvo de várias políticas integradas de Qualidade, Ambiente, Segurança e Saúde no Trabalho, de forma a assegurar a plena satisfação dos seus clientes.

Antigamente nos Portos

Antigamente nos portos do Brasil e do mundo, as mercadorias eram

Antigamente nos Portos, o armazenamento de mercadorias era feito em Barris de madeiras e alocados dentro de pequenos navios.

Modelos de Navios

Antigo navio perto do Porto de Santos (Brasil)
Antigo navio perto do Porto de Santos (Brasil)

História do Container

Com pouco mais de 20 anos, motorista e dono de uma empresa de caminhões, o americano chamado Malcom Mc lean, apos ficar observando o embarque de fardos de algodão no porto de Nova Iorque.

Inventor do Container – Malcom Mc lean

Teve a ideia de armazenar os fardos em grandes caixas de aço, para que essas, fossem embarcadas com mais agilidade no navio, e ainda proteger sua carga.   O tempo passou e Mc Lean melhorou os métodos de trabalho e expandiu sua companhia, cujo nome era SeaLand, que posteriormente viria a se chamar Maersk-Sealand.

Portos no Brasil

Os Portos no Brasil, começaram a serem abertos a partir de 1808, a pedido de D. João VI, quando este junto com a família real portuguesa chegaram ao Brasil, para aumentar a comercialização do Brasil nos outros paises e continuar as negociações com a Inglaterra, principal incentivador da “fugida” do principe-regente ao Brasil.

Entre os principais Portos no Brasil, temos alguns em destaque:

Santa Catarina

Rio Grande do Sul

Espirito Santo

Rio de Janeiro

Bahia

São Paulo

Pernambuco

Amazonas

Maranhão

Alagoas

Futuro dos Navios


Navios sem tripulantes, movidos por energia eólica e solar.
Portos com operação automatizada.
Descargas serão feitas por Drones.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s