Por que e onde pesquisar lápides e túmulos de cemitérios?

Os cemitérios, apesar de virem acompanhados de uma certa morbidez, são fontes incríveis para a pesquisa genealógica. E nem digo dos registros de sepultamento, e sim das próprias lápides e túmulos.

Muitas vezes sabemos apenas quando algum antepassado morreu, mas não temos ideia de quando nasceu, por exemplo. Uma rápida ida ao cemitério pode esclarecer essa questão. É muito comum que em algum lugar ao lado do sepultamento conste o ano de nascimento e de óbito. Pronto, já conseguiu uma pista.

No mesmo lugar também podem estar enterrados familiares. Filhos, pais, irmãos. E cada um deles pode ser importante para avançar na árvore genealógica. Ao pesquisar as pessoas próximas, podemos ter importantes descobertas.

<< Por que registros de óbito ajudam a avançar na árvore genealógica? >>

Além disso, mesmo nos casos mais antigos, pode ser que na lápide tenha uma foto do antepassado. Quem sabe esse não seja o único registro fotográfico da pessoa em vida?

Em resumo, ir aos cemitérios pode ser uma boa alternativa para seguir a pesquisa da história da família. E em muitos casos nem precisamos ir, já que na internet é possível resgatar essas informações. Explico.

Onde pesquisar na internet?

Existem sites na internet que são abastecidos com informações de cemitérios. De forma voluntária, as pessoas vão até o local e anotam os dados que constam nas lápides. E até mesmo tiram fotos para ilustrar e comprovar o que está ali.

Dois sites se destacam. O primeiro é o BillionGraves. Nele você pode pesquisar pelo cemitério ou pelo nome dos antepassados. Se as informações estiverem disponíveis, rapidamente aparecerão Há também o Find A Grave, que é bem semelhante.

A vantagem é que a base de dados de ambos os sites está integrada ao FamilySearch. Ou seja, é possível pesquisar por lá essas informações. Encontrando, você será redirecionado ao BillionGraves ou ao Find A Grave.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s