Madaleina DE Valois (1520-1537) – Delicada Rainha da Escócia

Foi uma princesa da França e rainha consorte da Escócia como a primeira esposa do rei Jaime V.

Conheça também…

Biografia

Madalena de Valois nasceu no dia 10 agosto de 1520, sendo a quinta filha do Rei Francisco I da França com sua esposa Rainha Cláudia. Após a morte de sua mãe, Madalena e sua irmã foram criadas por sua tia Margarida de Navarra.

Na época do nascimento de Madalena, os franceses e os escoceses eram aliados. […] Para consolidar essa aliança, foi proposto que James V, rei da Escócia, se casasse com uma princesa da França. Madalena era uma criança doentia e seu pai, o rei Francisco, estava preocupado com sua filha frágil viajando para a Escócia e vivendo num clima rigoroso. Em vez disso, outra noiva foi sugerida para James como filha de um Príncipe de Sangue; o duque de Vendôme.

Em 1536, depois de muita negociação, James concordou em se casar com Maria de Bourbon e viajou para a França para resolver o casamento.
James V não achou Maria de Bourbon atraente ao encontrá-la, então continuou em sua jornada para se encontrar com Francisco I. Na corte francesa, James conheceu Madalena, e os dois aparentemente se apaixonaram. James V renovou seu interesse em tomá-la como esposa e, depois que Madalena pediu ao pai que permitisse o casamento, Francisco concordou. James V e Madalena se casaram em Notre-Dame em janeiro de 1537. O casamento trouxe uma grande quantia de dinheiro para a Escócia com o dote de Madalena, e Madalena teve que renunciar a qualquer reivindicação que seus descendentes tivessem para o trono francês.

Após uma prolongada estada na França e meses de celebração, Francisco I permitiu que sua filha partisse. Como a saúde de Madalena ainda estava em declínio, sua família teria consciência de que seus adeus eram possivelmente finais. Madalena e seu marido chegaram a Leith na Escócia em maio de 1537, onde ela se ajoelhou e beijou um punhado de areia escocesa quando desembarcou do navio. O casal passou dois meses felizes juntos antes de Madalena morrer de tuberculose, infelizmente, no dia 7 de julho; Ela deu seu último suspiro nos braços de James de coração partido. Madalena morreu antes de sua coroação ter ocorrido.

Referências

  • History of Royal Women
  • Imagem: Madalena de Valois, por Corneille de Lyon, data desconhecida.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s