Ferroviária de São Francisco do Sul (Estação) – História

Muitas histórias de encontros e despedidas, marcam este casarão antigo e inaugurado em 10 de junho de 1910, com muitos estrondos de morteiros e salvas de artilharias. A partir dessa data histórica, corria o primeiro trem regular entre São Francsico do Sul e Hansa(atual Corupá)

Acervo Arquivo Histórico Municipal. Ano Desconhecido.

A chegada e partida do trêm na cidade São Francisco do Sul, era marcada pelas visitas aos seus familiares que aqui moravam, pessoas com nomes hoje desconhecidos pelos esquecimento da história e que trabalhavam durante muito anos para manter o funcionamento do trem.

Estação Ferroviaria de São Francisco do Sul em 09/2006. Foto J. C. Kueste

Inicialmente era a Maria Fumaça, trêm movido a carvão e depois anos mais tarde veio a Litorina. O sentimento de ver chegar o trem chegar na estação é marcado com a saudade por um tempo de alegria, que infelizmente não voltará mais. Hoje a estação pertence a Empresa Bunge, não disponivel a visitação e cercada de segurança, impedindo de tirar fotos ou andar neste patrimonio.

Estação Ferroviaria de São Francisco do Sul no final da década de 90, junto com a Maria Fumaça. Autor foto desconhecido.

Conheça também…


História da Construção

É uma das construções de ferroviária mais antigas do sul do País. Foi fundada na primeira metade do século XVII na cidade de São Francisco do Sul teve sua estação inaugurada em 1906, sendo conhecida como km 0 da linha de São Francisco da E. F. São Paulo-Rio Grande. Hoje também é o marco Km 0 da BR-280.

Descarremento de mercadoria e animais na estação. Autor desconhecido. Ano 1907.

Mudança de nome

A estação, que juntamente com a cidade tiveram o nome alterado para São Francisco do Sul nos anos 1940, até hoje recebe os trens de grãos que vêm do interior do Paraná e de Santa Catarina para embarqueno porto da cidade.

Porto de São Francisco em 1925. Locomotivas da Sorocabana desembarcaram nesse porto nesse ano (Acervo Paulo da Figaro).

A última litorina que transportava passageiros regularmente na linha, fazendo o percurso Corupá-São Francisco, foi desativada em janeiro de 1991.

Em 2005, foi construído ao lado da estação um gigantesco terminal da empresa Terlogs Terminal Marítimo Ltda., o qual pode armazenar 2,6 milhões de toneladas de produtos agrícolas a granel. A empresa firmou um contrato com a ALL, dando a ela exclusividade no transporte de toda a carga do terminal por um período de 23 anos, a partir de 2005, partindo de um milhão de toneladas/ano, o que deverá gerar um faturamento de 60 milhões de reais anuais para a empresa.

Revista Tecnologística, 01/02/2005.
Estação Ferroviaria de São Francisco do Sul em 1910. Foto Luiz Augusto Ozório.

Um novo tempo se inicia para São Francisco do Sul e região, que tinham como privilegio a passagem do trêm na cidade, além de também ter contribuído fortemente para a expansão do Porto de São Francisco do Sul, para o escoamento da soja e desenvolvimento do estado de Santa Catarina.

Ponte da Pedreira substituída em 1927 em virtude do aumento do tráfego de mercadorias resultante da implantaçao da ferrovia em São Francisco do Sul. Acervo Museu Histórico.
(Rio da Pedreira que hoje passa atrás do Supermercado até mais o menos no Fórum – a correnteza depende da maré, na enchente a água segue em direção ao Supermercado, na vazante a correnteza é em direção a Baia Babitonga. Que tambem está interligado com o rio (valo) que passa por baixo da Barão e atras do Campo do Ipyranga na Rua Dez.)
Estação Ferroviaria de São Francisco do Sul em 1973. Foto Bernard Heuer(in memorian).
Plataforma da estação, em 2000. Foto Nivaldo Klein.
Estação Ferroviaria de São Francisco do Sul em 2018. Foto Monique Oliveira.

Refêrencias

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s