Schiffmedizinkiste – caixa de remédios aos imigrantes

Os imigrantes alemães que partiam com destino ao desconhecido, chamado Brasil, não sabiam o perigo que estavam para enfrentar. Muitos deles, durante a viagem, passavam mal, ao ponto de não conseguir chegar à viagem final, morrendo de forma precoce e sem cuidados médicos ou remedios. Seus corpos na maior partes da vezes, eram jogados ao mar.

Resultado de imagem para caixa de remedios antigamente

Schiffmedizinkiste = Farmácia Flutuante (tradução)

Conheça também…

Schiffmedizinkiste

A partir de um certo momento por solicitação de autoridades locais, teve que ser incorporada ao navio veleiro, para fins de transporte de pessoas/imigrantes.

Como maior parte dos navios veleiros, a sua capacidade não era superior a 100 passageiros, desta forma não havia exigência da presença de médico, de forma que a administração eventual de remédios aos passageiros doentes estava ao encargo da tripulação da embarcação.

Resultado de imagem para Schiff Medizinkiste
Navios e Barcos enfretavam grandes tempestades durante a travessia ao Brasil.

Como essa não tinha qualificação adequada, normalmente o diagnóstico era falho, por conseguinte a escolha do remédio e a sua dosagem eram inadequados e inócuos, ou seja, pouco ajudavam no controle e reversão dos males dos passageiros. A “farmácia flutuante” começou, no final do século XIX e a  Hamburger Kiste e Stettiner Kiste, possivelmente exigível nos portos de Hamburgo e Stettin.

Os remédios presentes nestas caixas, deviam estar  aqueles recomendados para alívio dos enjoos marítimos e desarranjos intestinais. 

A realidade vivida sobre os porões dos navios era uma hospedagem desumana e cercada a várias tipos de doenças, desta forma a “Schiffmedizinkiste“, fazia a diferença neste momento da viagem até ao Brasil.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s