100 Casados – Bernardo Marques de Medeiros e Maria Rosa de Jesus (in Memoriam)

No dia 10 de janeiro de 1920 realizava-se o casamento do casal Bernardo Marques de Medeiros e Maria Rosa de Jesus na cidade de São Francisco do Sul, na Igreja Matriz Nossa Senhora da Graça de São Francisco do Sul.

Neste mês de Janeiro, a família Medeiros comemora os 100 anos da realização do casamento de seus antepassados, Bernardo e Maria Rosa.

Conheça também…

Bernardo Marques de Medeiros

Nasceu no dia 16 de fevereiro de 1880 na cidade de São Francisco do Sul, sendo o filho mais velho do casal Jacintho Marques de Medeiros e Isabel Maria da Conceição.

Sua infância muito pobre, ajudava seu pai pescador, em barcos na Praia dos Paulas, pescando peixes na Baia da Babitonga. Inicialmente moravam moravam em baixo do Morro da Cruz e anos mais tarde se mudaram para a Praia dos Paulas, próximo hoje ao Serrinha. Anos mais tarde a família se mudaria novamente para proximidades a casa do Sr. Calixto Pereira(ainda existe). Sua família foram os primeiros moradores do Balneário de Paulas.

1º Casamento

Casou-se aos 23 anos com Amelia Maria da Conceição, no dia 18/05/1915, sendo filha de Manoel Moreira da Veiga e Maria Rosa do Nascimento, onde tiveram três filhos: Candido, Caetano e Rosa. Próximo ao ano de 1919, sua esposa veio a falecer, no parto do quarto filho(sem nome). Bernardo então com 39 anos se torna viúvo e com três filhos.

Certidão de Casamento Bernardo e Amélia.

2º Casamento

Casou-se novamente com Maria Rosa de Jesus, ele com quarenta anos e ela 30 anos. Maria era filha de Marcelino José da Cunha Maciel e Rosa Maria de Jesus e tiveram quatro filhos: Astrogildo, Jacinto, João e Isabel(faleceu pequena).

O casal, foram morar na Praia do Calixto, terreno que foi ganho pela Marinha do Brasil, onde tiveram seus quatros filhos.

Falecimento – 28 dias

Maria faleceu no dia 28/04/1954 aos 63 anos de idade, vitima de cegueira e doenças cronicas e Bernardo, assim que soube do falecimento de sua esposa, entrou em uma grande depressão e após 28 dias, no dia 19/05/1954 com 74 anos, faleceu vitima de parada cardíaca.

Certidão de Casamento – Centenária

Retirado foto do livro de Casamento da Igreja Matriz de São Francisco do Sul. 10/01/1920.

Homenagem Póstuma

Deixo a minha singela homenagem ao casal que estaria completando 100 anos de casados, meus bisavós maternos. Gostaria muito de ter uma foto deles, mas infelizmente nenhum membro da família possuí.

1 Comment

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s