17 de Janeiro de 1382 – Alquimista Flamel realiza a Grande Obra

No dia 17 de Janeiro de 1382 – O alquimista Nicolas Flamel realiza a Grande Obra acompanhado por sua mulher, Perenelle.

História

Reza a lenda que Flamel e Perrenelle não morreram e que em suas tumbas foram encontradas apenas suas roupas em lugar de seus corpos.
Eles teriam vivido graças ao elixir da longa vida, ao qual, Flamel também teria fabricado antes de morrer.

Flamel foi um escrivão, copista e vendedor de livros de sucesso francês que ganhou fama de alquimista após seus supostos trabalhos de criação da pedra filosofal.

Casado com Dame Pernelle Flamel, ele teria fabricado a pedra filosofal, o elixir da longa vida e realizado a transmutação de metais em ouro por meio de um livro misterioso.

Nicolau e sua esposa eram católicos devotos e com o passar do tempo se tornaram conhecidos pela riqueza e pela filantropia que realizavam, assim como as múltiplas interpretações que davam à alquimia da época.
Flamel deixou um testamento escrito a seu sobrinho, em que revelava os segredos que descobrira sobre a alquimia.

O “Testamento de Nicholas Flamel” foi compilado na França no final dos anos 1750 e publicado em Londres em 1806. O documento original foi escrito de próprio punho por Nicholas Flamel em um alfabeto codificado e criptografado que consistia em 96 letras. Um escrivão Parisiense chamado Father Pernetti o copiou e um Senhor de Saint Marc pôde finalmente quebrar o código em 1758.

A casa onde Flamel residiu com sua esposa ainda existe. Ela situa-se na rue de Montmorency, no número 51, sendo a mais antiga casa de pedra da cidade.

FONTES

  • 1) “A Revelação dos Templários – Os Guardiões Secretos da Verdadeira Identidade de Cristo”, por Lynn Picknett e Clive Prince.
  • 2) Wikipédia
  • MONTAGEM: à esquerda, “A Consumação da Grande Obra” – por J. Augustus Knapp; à direita, símbolos alquímicos: Emblemas de Solidonius, da Alquimia de Nicolas Flamel (1330? -1418)

Texto de La Durlindana.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s