120 anos – Mercado Público de São Francisco do Sul

No dia 20 de janeiro de 2020, o Mercado Público de São Francisco do Sul completou 120 anos de existência a partir da data de sua Inauguração. O prédio além de sempre presenciar todos os anos o Carnaval na Ilha de São Chico, já recebeu pessoas imporantes, e foi palco de diversos acontecimentos na cidade.

Foto: Túnel do Tempo FOTONEWS

Conheça também…

História

Mercado Público Municipal de São Francisco do Sul, foi inaugurado em 20 de janeiro de 1900 após quatros anos de construção, sob a gestão do Superintendente Municipal Dr. Luiz Ferreira Gualberto.

Dr. Luiz Ferreira Gualberto

Inicialmente era o ponto de encontro dos pescadores que vinham do mar, e vendiam os peixes no centro da cidade, aos moradores e visitantes. O atendimento era realizado através de uma bateria de boxe na área central e outra na parte externa da edificação, servindo como centro comercial de São Francisco do Sul por várias décadas.

Belíssimo Crayon de Aldo Beck do Mercado Público da Babitonga de Ontem

Prédio Comercial

As acomodações para comercialização de pescados foram concluídas em 1928, anexas ao prédio principal. Os produtos agrícolas oriundos do Distrito do Saí e a produção pesqueira artesanal da Baía da Babitonga, foram sempre preferidos pela população francisquense.

Visita Presidente Getúlio Vargas

No dia 09 de março de 1940 a cidade de São Francisco do Sul recebeu visita do então presidente da Republica Getúlio Vargas, onde foi recebido com grande festa e comemorações que aconteceram na cidade. O Mercado fez parte da visita do presidente.

VisitaMercadoPublicoSFS_GetulioVargas_1930
Antiga Foto Centro Histórico. Sem autor.

Reforma – Ano 2006 à 2008

No ano de 2006, começou a reforma e acredito a mais importante para o prédio que abriga o Mercado Público. A sua primeira etapa de reurbanização foi finalizada em 2008. O Mercado está tombado como patrimônio histórico nacional desde 1986.

Aos poucos, o Centro Histórico de São Francisco do Sul retoma a vida. Após a primeira etapa de reurbanização, finalizada no início de 2007, nesta sexta-feira será a vez do Mercado Público Municipal reabrir depois das obras de restauração. O investimento de R$ 517 mil é resultado de uma parceria entre o Programa Monumenta, do Ministério da Cultura, e a Prefeitura.

São Fracisco do Sul reinaugura mercado público

Reforma – Ano 2020

Segundo informações da Prefeitura de São Francisco do Sul, o Mercado Público irá passar por uma reforma que irá durar cerca de quatro meses e já foi assinado pelo prefeito em exercício Walmor Berretta Júnior.

Mercado Publico á Noite. Autor. Fernando Hinsching

Durante os próximos quatro meses, entre 10 a 15 funcionários da empresa francisquense Habitar Engenharia e Construção estarão trabalhando na reforma do Mercado Público Municipal, que inclui a restauração interna dos boxes e dos banheiros, pintura, restauração da cobertura e colocação de uma cobertura translúcida no pátio central. A ordem de serviço no valor de R$ 468 mil foi assinada na manhã desta segunda-feira (20) pelo prefeito em exercício Walmor Berretta Júnior, pelos sócios da empresa Lucas Tadeu Silva e Daniel Zanuzo e pelo diretor-presidente da Fundação Cultural Ilha de São Francisco, Rangel Friolin.

Site Oficial da Prefeitura de São Francisco do Sul.

Fontes

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s