Fundada em 1858 e atualmente denominada Sociedade Ginástica de Joinville é uma das entidades mais antigas do Município e que ainda encontra-se em pleno funcionamento.

Nas primeiras décadas de atividade, além de possuir objetivos relacionados à Ginástica e outras praticas esportivas, realizavam também excursões para conhecer os atrativos naturais da região como: o Salto Pirahy, Estrada Três Barras (Monte Crista), Morro da Tromba, Serra Duas Mamas, Spitzkopf, Ilhas da Babitonga entre outros recantos que na época ainda eram pouco conhecidos pelos imigrantes e seus descendentes.

O patrono do montanhismo Joinvilense João Paulo Schmalz também fez parte do Deutcher Turnverein, sendo ele o guia de diversas excursões principalmente ao Morro da Tromba.

As excursões para os recantos naturais eram anunciadas e relatadas no jornal Kolonie Zeitung, onde alguns dos recortes estão na postagem, praticaram essas atividades diferenciadas durante anos até a fundação do Centro Excursionista Monte Crista – CEMC em 1949, que por sua vez tornou-se a entidade responsável em “realizar excursões para melhor conhecer nossa querida pátria”, assim dizia o slogan da entidade.


Agradeço imensamente à colega Brigitte Brandenburg que sempre está disposta colaborando com fontes primárias e informações preciosas que acabam enriquecendo a história do montanhismo local.
Texto Reginaldo Carvalho