Sociedade Ginástica de Joinville – 1858

Fundada em 1858 e atualmente denominada Sociedade Ginástica de Joinville é uma das entidades mais antigas do Município e que ainda encontra-se em pleno funcionamento.


Nas primeiras décadas de atividade, além de possuir objetivos relacionados à Ginástica e outras praticas esportivas, realizavam também excursões para conhecer os atrativos naturais da região como: o Salto Pirahy, Estrada Três Barras (Monte Crista), Morro da Tromba, Serra Duas Mamas, Spitzkopf, Ilhas da Babitonga entre outros recantos que na época ainda eram pouco conhecidos pelos imigrantes e seus descendentes.


O patrono do montanhismo Joinvilense João Paulo Schmalz também fez parte do Deutcher Turnverein, sendo ele o guia de diversas excursões principalmente ao Morro da Tromba.

Excursões a Estrada Três Barras e ao Spitzkopf 1936


As excursões para os recantos naturais eram anunciadas e relatadas no jornal Kolonie Zeitung, onde alguns dos recortes estão na postagem, praticaram essas atividades diferenciadas durante anos até a fundação do Centro Excursionista Monte Crista – CEMC em 1949, que por sua vez tornou-se a entidade responsável em “realizar excursões para melhor conhecer nossa querida pátria”, assim dizia o slogan da entidade.

Excursão para Serra Duas Mamas 1873.
Excursão ao Morro da Tromba 1882


Agradeço imensamente à colega Brigitte Brandenburg que sempre está disposta colaborando com fontes primárias e informações preciosas que acabam enriquecendo a história do montanhismo local.

Texto Reginaldo Carvalho

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s