Qual local de nascimento de Anita Garibaldi?

Volta e meia surge o assunto: onde nasceu Anna Ribeiro de Jesus, a famosa Anita Garibaldi?

Texto de Luís Antonio Alves.
Certidão nascimento Anita

Eu já escrevi bastante, já publiquei em livros como no Memorial Açoriano e em A Grande Nação e postei várias vezes no meu site.


Fiz arrazoado bem consistente e fundamentado afirmando que é difícil encontrar documento definitivo sobre a data e local exato onde Anita respirou pela primeira vez. Discordei do processo “arranjado” em Laguna no qual foi determinada ao Cartório Civil da cidade expedir certidão de nascimento da heroína dos dois mundos. Algo inacreditável.

Não houve contraditório, não houve audiência pública e não foram ouvidas entidades a nível nacional que guardam a memória e patrimônio brasileiro. Uma das minhas argumentações é de que a Igreja Católica nem foi ouvida nem seu parecer sobre o assunto já que na época (1820-1822) não havia cartório em Laguna e, portanto, não seria possível uma certidão expedida dezenas de anos depois por registro civil, eis que qualquer um de nós, poderia, em tese, entrar na justiça pedindo a mesma coisa em relação a qualquer antepassado nosso que não conseguisse determinar a data e local de nascimento.


Mas, deixando de lado a História e o Direito, faço, mais uma vez uma postagem (das várias) de um documento interessante de ser analisado. Trata-se do primeiro casamento de Anna com Manoel Duarte de Aguiar, realizado em Laguna a 30-08-1835 (ano da Revolução Farroupilha). Ali está claro que Anna é de São Paulo! E Manoel, do Desterro, hoje Florianópolis. Este documento causa muita discussão. E já expliquei muitas vezes sobre o método ou a maneira em que os padres faziam esse tipo de assentamento.

SE passarem o referido livro, página por página, é possível ver que a identificação do local de nascimento ou de residência dos noivos é sempre citado e não dos seus pais, a não ser em casos excepcionais. Sabemos que o litoral de Santa Catarina, mais especificamente a freguesia de Laguna, era administrado pelo Bispado do Rio de Janeiro. E sabemos que a Freguesia de Lages pertencia ao Bispado de São Paulo!. Em muitos registros constava a cidade onde o noivo ou a noiva tinham nascido ou tinham vivido; em outros apontavam que determinada freguesia pertencia a um Bispado, principalmente naquela época.

É possível também que muitas pessoas tenham confundido a Fazenda Nossa Senhora do Socorro que ficava no Continente das Lagens, próximo a cidade de Lages, com a Fazenda Nossa Senhora do Socorro que ficava em Bom Jardim da Serra que, na época pertencia a São Joaquim, distrito de Lages. Portanto, é temerário dizer que Anita tenha nascido em Laguna. Pode até ser, mas não encontrado documento definitivo de seu nascimento. Na certidão de casamento com Giuseppe consta que ela era de Laguna. Isto não quer dizer que o Padre indicou o local de nascimento e sim de onde ela tinha vindo ou vivido, que é diferente de ter anotado o local de nascimento. Em todo o caso, esta postagem é para alimentar mais o assunto e poucos sabem deste assento do primeiro casamento de Anna. Eu particularmente entendo que ela nasceu em Santa Catarina, mas a resposta definitiva só pode ser dada depois de encontrado documento consistente como o batismo ou até mesmo a Crisma e o rol de proprietários de terra onde consta o nome da esposa e dos filhos.

E o pai dela era Tropeiro que fazia também a rota conhecida que chegava no RS até Sorocaba. E irmãos e irmãos dela nasceram e tem documento de batismo em Lages.Não sou dono da verdade, mas como existe esta disputa entre serranos e lagunenses e outros que se interessam por verbas públicas para realização de eventos, só posso dizer que fiquei impressionado com este documento na época que a discussão era muito grande nas décadas de 1980 e 1990. O que mais gostei desta história genealógica é que os filhos dela, que estão na Itália, tem uma costelinha do Cacique Tibiriçá, já que Anna descende desse índio famoso.

Texto de Luís Antonio Alves.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s