9 DE MARÇO – A TRADIÇÃO INVENTADA OU INVENÇÃO DA TRADIÇÃO

Qualquer cidade que se preze necessita de heróis, mitos e tradições. Uma boa cidade tem um bom mito de fundação e grandes heróis para se lembrar.


Com Joinville não é diferente. A cidade também precisou engendrar seu mito de fundação.


Comemora-se todo ano o 9 de março de 1851 como o aniversário da cidade.
Há muito tempo atrás nesse dia chegavam os primeiros colonos em 1851 e assim nascia o que um dia chamaríamos de Joinville.


Haviam no entanto outras datas candidatas, mas o 9 de março foi a que decolou e ficou.


Vamos as elas e entender o porquê elas não tiveram êxito:

  1. Em 5 de maio 1849 temos o contrato firmado entre o príncipe de Joinville e a Companhia colonizadora de Hamburgo. Um ano depois em 15 de maio de 1850 o contrato foi ratificado por decreto imperial.

Essas duas primeiras datas por serem mais burocráticas e o inicio de algo que seria maior no futuro não tiveram força e não remetem a uma narrativa gloriosa e épica. Dessa forma não teriam como vencer a disputa.


2) Temos agora a lei Provincial nº 566 de 15 de Março de 1866. Aqui a então Joinville é desmembrado de São Francisco do Sul do qual fazia parte e ganha o título de município com o nome de “Joinville”.


Houve polêmica e a parte dos moradores não queriam pagar tributos com a criação do município e assim foi necessário um novo que ocorreria 16 de março de 1868, com o Nº 588 que determinava a anulação do artigo 3º da lei de 1866, que causava toda a polêmica.


O município foi instalado em 13 de Janeiro de 1869 com a criação da câmara de vereadores e a eleição do seu primeiro presidente assim como sua primeira legislatura.


Se apresentam três datas: 15 de março de 1866, 16 de março de 1868 e 13 de janeiro 1869.


Assim como as duas primeiras candidatas não traziam em seu bojo elementos para um discurso heroico e celebre. A primeira data representaria apenas um reconhecimento jurídico, assim como a segunda.


E na segunda mora também um problema. A segunda lei seria a demonstração de imigrantes rebeldes e desordeiros que não aceitam as leis do país que vieram viver, logo bem longe do estereotipo honesto e trabalhador que foi atribuídos a eles.
Já o 13 de janeiro de 1869 poderia desagradar, já que seria uma instituição do império frente a comuna que seria a organização administrativa oficial, legitima e independente dos colonos. Não ficaria bem.


3. A Lei Provincial nº 842 de 03 de Maio de 1877 elevou Joinville ao status de cidade com o nome de “Joinville”.


Não teria porquê ser essa data, por ser um simples reconhecimento administrativo do governo provincial num periodo do território já consolidado. Não haveria sentido deixar de lado 1866, 1868 e 1869 em prol de 1877.
4. Finalmente o 9 de março de 1851, o grande vencedor da disputa pela data de fundação.


Por que?


Eram imigrantes germânicos, portanto não eram malandros e facínoras como os luso-brasileiros e nem preguiçosos e indolentes como os negros escravizados.
Eram brancos, europeus, civilizados (pelo menos mais que os descendentes de portugueses), ordeiros, pacíficos, trabalhadores. Tinham ainda a vocação agrícola que as terras tanto precisavam.


Vieram de uma situação de extrema pobreza e crise em suas regiões de origem para vencer em um território novo e construir a Joinville de hoje.


Não resta dúvidas foram heróis em uma terra hostil e desconhecida.


Assim o 9 de março de 1851 mostrou possuir todos os ingredientes para uma boa tradição inventada comparada as outras datas que sempre continham uma parte problemática.

Não quero entretanto criar uma dicotomia entre: tradições inventadas x tradições genuínas, originais.


A ideia é entender a permanente invenção da cultura humana.


O correto então é dizer nas palavras de Celso Castro: tradição da invenção. Os mitos são reinventados e atualizados de forma continua em diferentes contextos históricos.


Hoje é o 9 de março que impera, no futuro não sabemos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s