Nilson Wilson Bender – Prefeito de Joinville (1966-1970)

Foi prefeito pela cidade de Joinville entre o periodo 1966 a 1970. Além de exercer vida pública, trabalhou muitos anos na Fundição Tupy. Homem com sotaque alemão, tinha muito conhecido sobre os Poderes Executivo ou Legislativo e uma longa visão pela Cidade de Joinville. Foi o precursor de quatro faculdades e anos mais tarde se tornaria Univille, criou Escolas Profissionalizantes para capacitar trabalhadores das áreas agrícolas do município. Ampliou o prédio do Novo Hospital São José, criou o Museu do Sambaqui, o Complexo Expoville, a Casa da Cultura e a Escola de Música Villa-Lobos, além de construir os dois primeiros conjuntos habitacionais com 500 moradias cada um na Comasa e no Costa e Silva.

Homem humilde, sempre foi do povo e usava o transporte público da cidade para se locomover. Cumprimentava a todos por onde passava.

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e texto
No primeiro ano de sua gestao (1966-1970) o saudoso Prefeito Nilson Wilson Bender inaugurando a agência do Bank of London & South America Limited – Banco de Londres, no térreo do prédio onde funciona o Hotel Colon Palace, na Rua Sao Joaquim/Centro. Texto Lúcia Hauptli.

Antigos joinvillenses afirmam ter sido ele um dos mais eficientes administradores que o município já teve. Sua energia e espírito de ação eram incansáveis.

Escola Municipal Prefeito Nilson Wilson Bender: Quem foi Nilson ...
Nilson Wilson Bender

Conheça também…

Biografia

Nasceu na cidade de Piratuba, ao oeste de Santa Catarina, no dia 24 de fevereiro de 1928, filho de Floriano e Guilhermina Bender e teve quatro irmãs e um irmão: Arnalda, Asta, Gerda, Eny e Rubim. Descendente de imigrantes alemães, foi atraído pelas oportunidades da cidade de Joinville, onde chegou aos 18 anos, começado trabalhar na Fundição Tupy.

A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé e atividades ao ar livre
Ex-prefeito Sr. Nilson Wilson Bender e Sra.Elizabeth Bender, durante a sua gestao 1966-1970, inaugurando os brinquedos da Praça Caetano Évora da Silveira/Pirabeiraba.
Acerbvo e Texto Lúcia Hauptli

Fundição TUPY

Aos poucos aprendendo ainda mais sobre a profissão, tornou-se contador e gerente da empresa. Na Tupy auxiliou o saudoso Dieter Schmidt a transformá-la numa das maiores empresas do mundo em seu setor. Exerceu as funções de diretor financeiro, de planejamento e de organização da Fundição Tupy ao longo de 34 anos.

Era formado em Contabilidade e Economia pela Universidade Federal de Santa Catarina.

A imagem pode conter: 10 pessoas, pessoas sentadas, pessoas em pé, terno e área interna
Inauguraçao da unidade de manufatura de blocos de motor em ferro fundido, ocorrida no dia 1º de maio de 1975.
Ao centro na imagem, de cabelos brancos e usando óculos, o entao Presidente da República,General Ernesto Geisel, em companhia do Sr. Hans Dieter Schmidt (entao Presidente da Fundiçao Tupy), do Sr. Nilson Wilson Bender (entao Diretor Financeiro, de Planejamento e de Organização da Fundição Tupy), e demais personalidades. Acervo e texto de Lúcia Hauptli

Vida Pública

Em 1952 iniciou sua vida pública. Em seguida 1962 é eleitor vereador à Câmara de Joinville com a maior votação proporcional da história da cidade, recebendo 15% do total de votos.

Vereador

Foi eleito vereador por dois mandatos (1962 a 1966 e 1992 a 1996). Nesta época, os parlamentares municipais ainda não recebiam salários ou gratificações. Como prefeito de Joinville, dedicou especial atenção à educação.

Nilson Bender (à esquerda) foi eleito prefeito de Joinville. Na foto, de meados dos anos 60, ele anda com o então presidente Castelo Branco (ao centro)(Foto: Arquivo Histórico de Joinville / Divulgação)

Prefeito de Joinville (1966-1970)

Durante seu mandado, Bender foi um visionário com Obras de Infraestrtura, construção de centro culturais e faculdades para a cidade, além de construiu o novo Hospital Municipal São José, junto com o primeiro pronto-socorro de Joinville.

Em 1966, o prefeito Nilson Bender recebe o Marechal Costa e Silva

Obras de Infraestrutura

  • Realizou o programa de saneamento básico
  • Implantação da rede de água potável
  • Implantou o Museu do Sambaqui
  • Inicou as obras da estação rodoviária
  • Iniciou as obras da Casa da Cultura de Joinville
  • Inicou as obras do pavilhão da Expoville
  • Realizou primeiro levantamento aerofotogramétrico (método utilizado para o mapeamento da superfície terrestre)
  • Modernização da administração da prefeitura
  • Participou da adoção do Estatuto do Funcionário Público Municipal
  • Criação da Fidesc, a precursora da Amunesc.
  • Criação Centro Social Itaum (capacitar trabalhadores das áreas agrícolas do município)
  • Criação Fundação 25 de Julho (capacitar trabalhadores das áreas agrícolas do município)
  • Criação do CESITA
  • Criação Centro XV

Construção Novo Hospital São José

Inagurado junho de 1906 o Antigo Hospital da Caridade era o principal hospital da região. O Hospital hospital passou por sucessivas ampliações e reformas, e na década de 1960, no governo do Ex-Prefeito Nilson Bender, pequena casa “escondida” foi incorporada pela construção de novo prédio. Sua fama rendeu o nome de Novo Hospital Municipal São José.

Concluído em 1906, o prédio do Hospital de Caridade só tinha a parte frontal e a ala esquerda. O próprio superintendente informava em seu discurso que o restante das obras ficariam a cargo de seu sucessor. Ainda faltava a ala direita, o isolamento e o necrotério.

Faculdades (Redes de Ensino)

Inicialmente criou a Fundaje, precursora da Univille, além de estabelecimentos de ensino primário. Em seu mandato de quatro anos, criou quatro faculdades:

  • Filosofia
  • Ciências Econômicas
  • Ciências Atuárias (contador)
  • Escola Superior de Educação Física.

Hoje as quatro faculdades fazem parte da Univile (Universidade da Região de Joinville.

Secretário de Indústria e Comércio de Joinville

Após finalizar seu mandado como prefeito de Joinville em 1970, em 1981 foi o Secretário da Indústria e Comércio então Governador Jorge Bornhausen e trouxe para Joinville verbas que possibilitaram a construção:

  • 1.254 casas populares
  • Avenida Santos Dumont (via de acesso ao aeroporto)
  • Sistema viário do distrito industrial.
A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas em pé
EX. PREFEITO NILSON BENDER, MARGIT OLSEN e DOIN. Acervo Doin

Últimos Anos

Nos últimos anos, auxiliou os prefeitos da cidade de Joinville, como:

  • Ex Prefeito Marco Antônio Tebaldi (Prefeito de Joinville de 2002 a 2004 e 2005 a 2008)
  • Durante os anos 2008 à 2012 assessorou à Liderança do Democratas na Câmara de Joinville, junto ao nosso gabinete.
  • Ao final de sua vida era vice-presidente do Democratas na cidade de Joinville, dedicando-se ao projeto de reconstrução do partido.

Medalha de Mérito Princesa Dona Francisca

Em março de 2005, foi agraciado com a Medalha de Mérito Princesa Dona Francisca, em reconhecimento ao trabalho exercido à frente da cidade. Devido a esse comprometimento, Nilson Bender foi frequentemente citado por Marco Tebaldi como o “sempre prefeito de Joinville”.

Filiação Partido Políticos

Morre aos 85 anos o ex-prefeito de Joinville Nilson Bender | ND
Ex Prefeito Nilson Bender em seu gabinete em 2013.
  • UDN (1955-1965)
  • ARENA (1965-1980)
  • PDS (1980-1992)
  • PFL (1992-2007) )
  • DEM (2007-2013)

Falecimento

Ex-Prefeito Nilson Bender faleceu no dia 12 de maio de 2013 aos 85 anos de idade vitima de complicações pulmonares. Foi enterrado no Cemintério Municipal da Cidade de Joinville.

Nos últimos anos auxiliou os prefeitos que por aqui passaram, como o atual Deputado Marco Antônio Tebaldi. Entre 2008/2012, assessorou à Liderança do Democratas na Câmara de Joinville, junto ao nosso gabinete. Atualmente, era vice-presidente do Democratas em nosso município dedicando-se ao projeto de reconstrução do partido.

O seu falecimento deixa uma grande lacuna na política joinvilense, destacando-se como uma das lideranças atuantes e presentes nas grandes discussões, para as quais ofereceu a sua contribuição de incontestável líder e homem público de grande determinação. Nós do Democratas, sentiremos falta do homem que fez política com idealismo, paixão e até com uma certa dose de romantismo.

Ele foi umprotagonista de nossa história partidária e da própria história de Joinville.

DEMOCRATAS – JOINVILLE – SC Professor Alodir Alves de Cristo – Presidente do Democratas – Robson Ristau da Cunha – Secretário-Geral do Democratas – Presidente da Juventude Democratas).

DEMOCRATAS – Reconhecimento Partido

O Dr. Nilson Wilson Bender participou de uma geração dehomens realmente excepcionais que faziam a história. Para o DEM, trata-se de uma perda inconsolável.

– SC Professor Alodir Alves de Cristo – Presidente do Democratas – Robson Ristau da Cunha – Secretário-Geral do Democratas – Presidente da Juventude Democratas)

Entrevista a NSC

http://g1.globo.com/sc/santa-catarina/jornal-do-almoco/videos/v/morre-o-ex-prefeito-de-joinville-nilson-bender/2571158

Entrevista do Ex Prefeit Nilson Bender em 01/03/2010.

Homenagem Póstuma

No dia 16 de março de 2015, em homenagem póstuma, Bender recebeu da UNIVILLE, o merecido título de “Doutor Honoris Causa”.

Escola Municipal Prefeito Nilson Wilson Bender

Câmara de Vereadores de Joinville promove homenagem póstuma a Nilson Bender

Rádio Joinville Cultural apresentou no dia 14/05/2013 uma homangem póstuma ao ex-Prefeito da Cidade de Joinville, Nilson Bender.

Depois de deixar o cargo, o ex-prefeito Bender sempre auxiliou Joinville, tanto como conselheiro de outros prefeitos como de todos os parceiros de trabalho. Se precisássemos de uma pronúncia alemã, uma palavra polida para o texto, ou simplesmente como se portar em determinados protocolos, ele estava sempre disposto a ajudar – , recorda o coordenador técnico e artístico da Rádio, Paulo Marttini, que na época ocupava o cargo de coordenador da Área de Radiodifusão da Diretoria de Comunicação Social, vinculada diretamente ao Gabinete do Prefeito.

Fontes

1 Comment

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s