Nascimento de Lauro Müller – 150 anos

Avaliação: 5 de 5.

No dia 15/03/2014, completou 150 anos de nascimento do ilustre Lauro Müller, nascido em Itajaí em 15/03/1864, e o Professor Telmo José Tomio(in memoria), havia pesquisado e localizado seu registro no site http://www.familysearch.com.

Conheça também…

Segue seu relato.


O Jornal Diário do Litoral – Diarinho, de hoje, 12 de novembro de 2014, trás uma matéria sobre a sessão solene que ocorrerá hoje, em comemoração aos 150 anos de nascimento de Lauro Müller. A mesma matéria trás um questionamento: será 150 ou 151 anos de nascimento?

Para esclarecer a dúvida, coloco abaixo, a foto do registro de batismo de Lauro Müller (que era o registro oficial de nascimento na época do Império):

Telo José Tomio em 12/11/2014.
Livro de Nascimento da Igreja Matriz de Itajai. Consulta no site http://www.familysearch.com

“Aos quinze dias do mês de março de mil oitocentos e sessenta e quatro nesta Matriz do Santíssimo Sacramento e de Nossa Senhora da Conceição da vila de Itajaí, batizei e pus os santos óleos ao inocente Lauro, com sete dias de idade, filho legítimo de Pedro Müller e de sua mulher Anna Maria Miguelis Müller, neto por parte paterna de João Müller e Maria Raimacola, e por parte materna de Adão Miguel e de Maria Gertrudes. Foram padrinhos José Faustino Gomes e Joaquina Maria Ethur. E para constar mandei fazer este termo que assino. O vigário Padre João Domingues Alvares Veiga”.
NB.: Eu transcrevi atualizando a ortografia. A avó paterna, Maria Raimacola, era na verdade, Anna Maria Reinartz. O sobrenome do avô materno era Michels – o padre grafou Miguel, Miguelis.

José Faustino Gomes era da família Gomes de Oliveira de SFS.

Antônio Roberto Nascimento Nascimento

O José Faustino era filho do Manoel Gomes de Oliveira e de Ana Joaquina de Santana. José Faustino era casado com Mathildes Gertrudes Müller, irmã de Lauro (casamentos Itajaí 31/12/1862 – Telmo Tomio). Pergunto se a posição nacionalista de Lauro Müller teria sido influenciada pelo seu padrinho desde o berço !

Ricardo da Costa Oliveira

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s