No dia 22 de junho de 1945 foi assinado o decreto para a criação da Biblioteca Municipal de São Francisco do Sul e por sugestão do historiador Francisquense Carlos da Costa Pereira fosse homenageado à Augusto José Ribeiro (que leva seu nome)
Hoje em 2020 a Biblioteca comeptlou 75 anos de sua fundação.

Conheça também…
A Biblioteca passou por diversos locais de instalação, passando pela escola CAIC Irmã Joaquina, e o museu histórico e por vários anos esteve no prédio da Radio São Francisco.

A partir de 2013, foi definido um novo local para seu acervo. Durante a sua escolha do espaço ideal, se manteve fechada e passou a ter um espacinho tanto no Mercado Municipal quanto no Parque Ecológico Celso Amorim Salazar Pessoa, como pontos de leitura. Demorou. Finalmente em 2016 foi definido o prédio que está instalado até hoje.

Atualmente está instalada na Rua Babitonga, no Centro Histórico de São Francisco do Sul. Prédio está de frente para a Baía da Babitonga.

Espaço
Possuí um espaço muito bom, climatizado, com um cantinho especial para as crianças e sala de informática.
Também tem uma linda homenagem à René Favaloro que foi um cirurgião e educador argentino conhecido por ter realizado a primeira cirurgia de ponte de safena no mundo. A obra leva 222 corações de mosaico feitos por artistas de todo o Brasil e também por pessoas da comunidade francisquense.

Acesso ao acervo
Possui cerca de 400 pessoas cadastradas. No ano passado, em junho, eram cerca de 230. O número cresceu, mas ainda pode melhorar. Para se cadastrar e poder emprestar os mais de 14 mil exemplares é fácil, apenas dirija-se até a Biblioteca com carteira de identidade em mãos, certidão de nascimento e presença de um dos pais caso seja menor de idade, comprovante de residência atualizado e uma foto 3×4 também atualizada
Fontes
- Acervo Biblioteca Municipal de São Francisco do Sul
- https://www.saofranciscodosul.sc.gov.br/noticia/4373
Quandp estudava no primário, doei à Biblioteca – que ficava na Prefeitura – uma pedra de índio, usada como martelo. Será que ainda existe ?
CurtirCurtido por 1 pessoa
Não sei te informar. Acredito que exista.
CurtirCurtir