Informantes holandeses em Pernambuco

Antes da invasão e conquista de Pernambuco em 1630, os dirigentes da Companhia das Índias Orientais desfrutavam de muitas informações relativas a costa brasileira.

Conheça também…


Visita pela Costa Brasileira

holandeses brasil
Pintura de Hassel Gerritsz sobre a invasão a Salvador em 1624

Além dos navios que visitavam a costa e mantinham escambo com nativos americanos e luso-brasileiros, a presença de neerlandeses na colônia antes da conquista flamenga não era algo excepcional. Segundo Mello:

“’Há anos que vinham sendo reunidos na Holanda dados e informações sobre a capitania de Pernambuco, a configuração da sua costa, os portos, desembarcadouros, regime de ventos; a sua riqueza, a sua agricultura.Navios holandeses visitavam pacificamente portos pernambucanos prontos sempre, porém, para se transformar em piratas. Há relações detalhadas em documentos de origem holandesa sobre a costa pernambucana. Uma das mais importantes é a de Hessel Gerritsz, que descreve o desembarcadouro de Pau Amarelo, onde as tropas de Waerdenburch pusera o pé em terra em 16 de fevereiro de 1630. Essas informações colecionadas por Gerritsz – e datadas por ele de bordo do navio Zutphen, 20 de julho de 1629 – incluem preciosos depoimentos de vários navegantes holandeses , tais como Dirk Symonsen (1626), Jan Bautista Syens, (viagem em 1600), Hendryck Hendryckssen Cop, traficante e do capitão Adriaensen Cluyt (viagem em 1610) e ainda dados fornecidos por índios levados por Boudewyn Hendriksz, para a Holanda, como Gaspar Paraupaba e André Francisco Ceará, Pedro Poty, Antonio Guiravassauai, Antonio Francisco e Luiz Gaspar, da Baía da Traição.” (p.36-7)

Invasão Holandesa - Foto/Reprodução: Historia Hoje
Invasão Holandesa – Foto/Reprodução: Historia Hoje

Fontes

  • MELLO, José Antônio Gonsalves de. Tempo dos Flamengos Influência da ocupação holandesa na vida e na cultura do norte do Brasil. 3ª Edição.Editora Massangana. Recife, Pernambuco. 1987..
  • “Paisaje con desembarco de holandeses en tierras de Brasil”(1640) Jan Peeters.
  • Autor Roberto Junio Martinasso Ribeiro – página facebook O Brasil Holandês 1630-1654

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s