O Seminário Sagrado Coração de Jesus, localizado na cidade de Corupá, destaca-se por sua edificação em estilo arquitetônico gótico-romano, construído em 1929. Possui 20 mil metros quadrados de área construída abrigando: capela, museu, teatro, aeromodelismo, fábrica de velas, pavilhão de eventos, restaurante e campos de futebol.
Acervo Jorge Campos
História
Em meados de julho de 1903, desembarcaram na ilha do Desterro, hoje Florianópolis, os dois primeiros padres da Congregação Sagrado Coração de Jesus, vindos da Alemanha: Padres Gabriel Jacó Lux e José Fidelis Foxius.
Acervo Jorge Campos
Estes assumiram, de início, a igreja de São Francisco e a escola paroquial, além de ajudar na igreja matriz, cujo pároco era Pe. Francisco Xavier Topp. Essa atividade pastoral constituía, no entanto, um trabalho provisório, pois o objetivo da missão era a assistência espiritual às colônias alemãs.
Acervo Jorge Campos
Aos 20 de janeiro de 1904, vieram mais três missionários: Padres Henrique Meller, João Stolte e Irmão Rafael Küppers. Por um decreto de 1904, Dom Duarte Leopoldo e Silva, bispo da Diocese de Curitiba (que, então, abrangia os Estados do Paraná e de Santa Catarina), confiou à Congregação as paróquias de São Luiz Gonzaga, em Brusque, e do Puríssimo Coração de Maria, em São Bento do Sul. Ainda em 31 de Dezembro do mesmo ano, chegaram da Alemanha os Padres Henrique Lindgens, Francisco Schüler e Antônio Wollmeier.
Acervo Jorge Campos
Com a chegada de mais padres SCJ, foram assumidas novas paróquias em Santa Catarina. Entre elas: Itajaí (1905 – 1918), Trindade, em Florianópolis (1909 – 1918), Jaraguá do Sul (1912), Tubarão (1912 – 1954), Botuverá (1912), Joinville (1917), Vargem do Cedro (1921).