Estação Ferroviária de Rio Negrinho

Estação Ferroviária faz parte da história da cidade. Em um de seus ambientes há um Museu de equipamentos que fizeram parte do sistema ferroviário. Na Estação Ferroviária está sediada a ABPF, que opera os passeios de Maria Fumaça mensalmente.

Acervo de Vitor Hugo

Conheça também…


Dados

  • Regional responsável: Santa Catarina
  • Trem Turístico: Trem da Serra
  • Município: Rio Negrinho
  • Dados da estação
  • Inauguração: 01/04/1913
  • Linha: São Francisco
  • Posição Km: 497
  • Altitude: 792m
locomotiva antiga, parada na estação de Rio Negrinho
Museu ferroviário a céu aberto em Rio Negrinho. Acervo de BENETH TORQUATO

História

A Estação Ferroviaria de Rio Negrinho foi inaugurada em 1º de abril de 1913 pela então Cia. Estrada de Ferro São Paulo-Rio Grande quando foi aberta a linha entre Corupá e Três Barras.

A estação em 05/2004. Foto Paulo Szabadi

 A linha do São Francisco teve o primeiro trecho entregue pela E. F. São Paulo-Rio Grande em 1906, ligando o porto de São Francisco (hoje do Sul) a Joinville. Em 1910, a linha foi prolongada até Hansa (Corupá), em 1913 até Tres Barras, e finalmente em 1917 atinge Porto União da Vitória, de onde deveria continuar até atingir Foa do Iguaçu, Este último trecho jamais foi construído.

ACIMA: A estação em 1925 (Autor desconhecido).

A linha se entronca com o Tronco Sul em Mafra e com a antiga Itararé-Uruguai em Porto União da Vitória. O último trem de passageiros, na verdade uma litorina diária, passou pelo trecho entre Corupá e São Francisco do Sul em janeiro de 1991. O trem misto que servia à linha já não existia desde 1985. Depois disso, apenas alguns trens a vapor turísticos da ABPF têm percorrido a linha, principalmente na região de Rio Negrinho.

A estação de Rio Negrinho, ao fundo, em outubro de 2001. Foto Rafael Kalinowski

O trecho entre Mafra e Porto União esteve durante anos abandonado, tendo sido recuperado durante o ano de 2004, mas continua com o tráfego muito escasso. Já o trecho entre Mafra e São Francisco tem grande movimento de cargueiros da concessionária ALL.

Acervo de Marcos Bastos Jr

A partir de 1993, com a fundação da ABPF – Regional Santa Catarina, a estação passou a ser sua sede e a partir de 1995, ganhou vida nova com o Trem da Serra. A estação foi totalmente restaurada pela ABPF.

A Estação é tombada pelo patrimônio estadual e faz parte da história de fundação de Rio Negrinho.

Acervo de Irimar Oficial

Prédio

No prédio da Estação Ferroviária está sediada a ABPF, que opera os passeios de Maria Fumaça mensalmente. A Estação é tombada pelo patrimônio estadual e faz parte da história de fundação do município de Rio Negrinho.

Vagões antigos, esperando para serem restaurados pela ABPF
Em processo de restauração pela ABPF – AAcervo de BENETH TORQUATO

A cidade iniciou seu desenvolvimento a partir da estação ferroviária. Ali ainda funciona o Museu da ABPF-SC, onde se encontra um acervo diversificado que conta parte da história das ferrovias.

A estação de Rio Negrinho em 12/2002. Foto Nivaldo Klein

Passeio (RIo Negrinho a São bento do Sul)

O passeio tem como ponto de origem a cidade de Rio Negrinho em direção a Rio Natal, no interior de São Bento do Sul. Um trecho de 40km, que com força e persistência, é vencido pelas máquinas quase centenárias.

ferrovia da Serra do Mar, em Santa Catarina
Passeio repleto de natureza! Acervo de Passeio repleto de natureza!

O passeio poderá durar até 7 horas, em caso de tempo fechado e com chuva. São cerca de 2 horas para descer até Rio Natal, onde há uma parada de 1 hora e meia para o almoço, seguido de 3 horas de subida.

O almoço é realizado na associação de moradores de Rio Natal, que oferecem aos turistas um buffet de comida típica alemã e polonesa. Tudo bem caseiro e muito saboroso!

BENETH TORQUATO

Datas e ingressos

Para conferir as datas dos passeio e adquirir ingressos, é só acessar o site oficial da ABPF.

Fontes

2 Comments

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s