
Conheça mais..
Palco de Gerações
O cinema que pegou fogo, os inesquecíveis carnavais e as diferentes apropriações são marcas deixadas pela Liga de Sociedades.
Há quem reclame da falta de opções de entretenimento em Joinville em pleno século 21 sem imaginar o quão privilegiados são. Esse talvez fosse, hoje, o pensamento dos que prepararam o terreno para quem ainda pode frequentar as atrações que passam pela Liga da Sociedade Joinvilense. No tempo em que eram raras as oportunidades de convívio social na cidade, não faltou quem tivesse vontade de mudar o cenário já no início do século 20, esforços que devem continuar garantindo novas lembranças por um longo tempo.
Quando foi Criada a Liga de Sociedades, em 1922 estas utilizavam o salão há muito, muito tempo. O salão Kühne foi inaugurado (com cervejaria) em 21/3/1880.
Brigitte Brandenburg
Enquanto a Sociedade Harmonia-Lyra (1858), Sociedade Ginástica (1858) e Clube Joinville (1906) já eram espaços destinados a bailes e festas, uma nova história era construída na rua Jaguaruna em setembro de 1922. O prédio de número 100, escolhido pelas sete sociedades que se fundiram para formar a Liga de Sociedades, já servia à diversão. A escassa bibliografia aponta a existência anterior dos salões de baile Kuehne e Walther.

Em 1936. Um ano após houve a reabertura da “Liga”, marcada pela grande festa e encontro de Corais de várias cidades da região para a comemoração dos 50 anos do Coral Concordia.
Brigitte Brandenburg
Salão Kuehne
O Salão Kuehne, que depois passou a se chamar Salão Walter e hoje é a Liga de Sociedades, na rua Jaguaruna (antiga rua da Cerveja), no Centro de Joinville. Essa sociedade enfrentou um incêndio em 8 de outubro de 1936. No mesmo local foi construída, já no ano seguinte, a sede atual.

Teatro Armador da Cidade
Ambos foram, durante décadas inteiras, centros de cultura e de sadia diversão. Inúmeros foram os bailes ali realizados e incontáveis as festividades, as comemorações cívicas e religiosas, os concertos das sociedades de música orquestral, as apresentações de canto orfeônico, as conferências científicas, as récitas de artistas visitantes das mais diversas procedências — além das apresentações do nosso então já bem diversificado teatro amador.
Ely Herkenhoff no livro Joinville: Nosso Teatro Amador
Carnaval da cidade

Dia 13 de fevereiro, a Liga promove um baile da carnaval a moda antiga. Com muito confete, serpentina e as marchinhas de salão que marcaram época com a Pop Band show. No domingo a tarde acontecerá um baile infantil. Os ingressos já estão a venda na Joinville Discolândia na Rua XV. A unica diferença dos antigos bailes, é que agora o salão da Liga tem ar condicionado. Venham ver como ficou este espaço depois da reforma e assim, colaborar para manter este patrimônio da nossa cidade. Será uma noite especial com certeza e estão todos convidados.
Luciano Cavichiolli
Construção
A edifício foi um projeto e execução da empresa Afonso Kohntopp.

Incêndio
A Liga de Sociedade totalmente destruída por um incêndio no ano de 1936.


Arquivo Fatima Hofmann – ano 1938.
Em seguida foi totalmente construída e revitalizada.

ARQUIVO Fatima Hofmann
Bailes e formaturas




Bolão
Olinda Colin participava de um grupo que jogava as segundas, lá nos fins dos ano 50. Loepper Vernon filho de Olinda era “ajuntador” dos palitos e devolução daquelas pesadas bolas de madeira com três furos. A compensação era um lauto café e uns trocos no bolso.
Loepper Vernon


Fontes
- Foto capa Fotógrafo Walter Hofmann (filho de Fritz Hofmann) acervo de Fatima Hofmann – Década de 1950