Prédio Liga de Sociedades – Joinville

Construído na Rua Jaguaruna, 100 – em setembro de 1922, foi escolhido pelas sete sociedades que se fundiram para formar a Liga de Sociedades, já servia à diversão.

Nenhuma descrição de foto disponível.
Fases distintas do antes e pós incendio da Liga de Sociedades arqv. Rosita Prass

Conheça mais..

Palco de Gerações

O cinema que pegou fogo, os inesquecíveis carnavais e as diferentes apropriações são marcas deixadas pela Liga de Sociedades.

Há quem reclame da falta de opções de entretenimento em Joinville em pleno século 21 sem imaginar o quão privilegiados são. Esse talvez fosse, hoje, o pensamento dos que prepararam o terreno para quem ainda pode frequentar as atrações que passam pela Liga da Sociedade Joinvilense. No tempo em que eram raras as oportunidades de convívio social na cidade, não faltou quem tivesse vontade de mudar o cenário já no início do século 20, esforços que devem continuar garantindo novas lembranças por um longo tempo.

Quando foi Criada a Liga de Sociedades, em 1922 estas utilizavam o salão há muito, muito tempo. O salão Kühne foi inaugurado (com cervejaria) em 21/3/1880.

Brigitte Brandenburg

Enquanto a Sociedade Harmonia-Lyra (1858), Sociedade Ginástica (1858) e Clube Joinville (1906) já eram espaços destinados a bailes e festas, uma nova história era construída na rua Jaguaruna em setembro de 1922. O prédio de número 100, escolhido pelas sete sociedades que se fundiram para formar a Liga de Sociedades, já servia à diversão. A escassa bibliografia aponta a existência anterior dos salões de baile Kuehne e Walther.

Nenhuma descrição de foto disponível.
Liga das Sociedades Acervo Sonia Lopes

Em 1936. Um ano após houve a reabertura da “Liga”, marcada pela grande festa e encontro de Corais de várias cidades da região para a comemoração dos 50 anos do Coral Concordia.

Brigitte Brandenburg

Salão Kuehne

O Salão Kuehne, que depois passou a se chamar Salão Walter e hoje é a Liga de Sociedades, na rua Jaguaruna (antiga rua da Cerveja), no Centro de Joinville. Essa sociedade enfrentou um incêndio em 8 de outubro de 1936. No mesmo local foi construída, já no ano seguinte, a sede atual.

A imagem pode conter: casa e atividades ao ar livre
Fonte e foto: AN Memória, 07 Fev. 2013, acesso em 07 Fev. 2020

Teatro Armador da Cidade

Ambos foram, durante décadas inteiras, centros de cultura e de sadia diversão. Inúmeros foram os bailes ali realizados e incontáveis as festividades, as comemorações cívicas e religiosas, os concertos das sociedades de música orquestral, as apresentações de canto orfeônico, as conferências científicas, as récitas de artistas visitantes das mais diversas procedências — além das apresentações do nosso então já bem diversificado teatro amador.

Ely Herkenhoff no livro Joinville: Nosso Teatro Amador

Carnaval da cidade

A imagem pode conter: 4 pessoas
Tempos de Carnaval na LIGA DE SOCIEDADES. Acervo Fatima Hofmann.

Dia 13 de fevereiro, a Liga promove um baile da carnaval a moda antiga. Com muito confete, serpentina e as marchinhas de salão que marcaram época com a Pop Band show. No domingo a tarde acontecerá um baile infantil. Os ingressos já estão a venda na Joinville Discolândia na Rua XV. A unica diferença dos antigos bailes, é que agora o salão da Liga tem ar condicionado. Venham ver como ficou este espaço depois da reforma e assim, colaborar para manter este patrimônio da nossa cidade. Será uma noite especial com certeza e estão todos convidados.

Luciano Cavichiolli

Construção

A edifício foi um projeto e execução da empresa Afonso Kohntopp.

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e atividades ao ar livre
Prédio Liga das Sociedades – regisro Walter Hofmann (filho de Fritz Hofmann) acervo de Fatima Hofmann – Década de 1950.

Incêndio

A Liga de Sociedade totalmente destruída por um incêndio no ano de 1936.

Nenhuma descrição de foto disponível.
Liga de Sociedade – Acervo Anna Lebsa.
Nos escombros do incêndio da Liga de Sociedades. O que será que estão comemorando?
Arquivo Fatima Hofmann – ano 1938.

Em seguida foi totalmente construída e revitalizada.

A imagem pode conter: 13 pessoas
Decidindo o futuro da Liga de Sociedades, Reunião…. depois do incêndio… Foto sem data
ARQUIVO Fatima Hofmann

Bailes e formaturas

Nenhuma descrição de foto disponível.
“BAILE DO TEXAS” – Nos tempos da Liga da Sociedade. Publicada no Jornal de Joinville no início dos anos 1970. Acervo Luiz Augusto Ozorio
A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e pessoas em pé
Juramento das Normalistas ano de 1969, Colegio Celso Ramos, Liga de Sociedade. Acervo Roseli Pereira
A imagem pode conter: 6 pessoas, texto que diz "07-Set-2015- 50 Anos da formação de BETINHO SEUS BLUE STARS Fausto Joarli Agenor Agenor Júlio Betinho João João Pedro Pedro Aurélio 10. conjunto de Rock da cidade de Joinville-Sc"
Primeiro conjunto dr Rock de Joinville; fazia sua primeira soirée; na formatura das Normalistas do Colégio Celso Ramos; tocando na boate da Liga de Sociedades. Foto estão ; da esquerda para a direita; Betinho; Agenor; Julio; Fausto; João Pedro; Joarli e Aurélio. Acervo Joarli Silveira‎.
A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas sentadas e área interna
Mais uma para lembrar. Salão da Liga de sociedade pronta para mais um carnaval. Ano de 1969, decoração feita por alguns diretores da época e criada por Bernd Dieter. Acervo Roseli Bachtold

Bolão

Olinda Colin participava de um grupo que jogava as segundas, lá nos fins dos ano 50. Loepper Vernon filho de Olinda era “ajuntador” dos palitos e devolução daquelas pesadas bolas de madeira com três furos. A compensação era um lauto café e uns trocos no bolso.

Loepper Vernon
Boão da Terceira Idade – Acervo Cynthia Reimer
VIVA SÃO JOÃO – Uma festa junina das bolonistas da Liga de Sociedades. Foto sem data e sem identificação das senhoras. Acervo Fatima Hofmann.

Fontes

  • Foto capa Fotógrafo Walter Hofmann (filho de Fritz Hofmann) acervo de Fatima Hofmann – Década de 1950

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s