A principal igreja calvinista do Brasil Holandês

De 1630 a 1654, período da dominação holandesa em Pernambuco, a Igreja do Corpo Santo foi transformada no principal templo calvinista do Recife e da Cidade Maurícia. Os Flamengos deixaram suas marcas no imóvel construindo uma torre semelhante as igrejas holandesas. Sobre a torre o historiador José Antônio Gonsalves de Mello escreveu que o sino indicava as horas a todo o bairro do Recife, e às 6 da tarde marcava o fim da jornada de trabalho. Ainda segundo Mello:

Conheça mais…

“‘Quanto as igrejas construídas por holandeses só há referênciaa uma: a Igreja Francesa, em Maurícia. É verdade que adaptaram várias ao culto reformado, tanto na capital quanto no interior. No Recife, a do Corpo Santo e em Maurícia, o Convento de São Francisco. Todas elas possuíam os seus cemitérios. A mais importante de todas foi a do Corpo Santo que é referida sempre como a ‘igreja ‘, em todos os documentos. Aí que foram levadas a enterrar as principais figuras do tempo falecidas em Pernambuco: Pieter Codde (f. em 1633), Dirk Codde van der Burgh (f. em 16440, Servaes Carpentier (f. em 1645), Lichthardt ( f. em 1646) João Hernesto de Nassau (f. em 1639) e parece que Elias Herckmans (f. em 1644).” (P.114)

Palácio de Friburgo, local de residência e de despachos do conde alemão (a serviço da coroa holandesa) Maurício de Nassau, demolido no século XVIII.

Fonte

  • MELLO, José Antônio Gonsalves de. Tempo dos Flamengos Influência da ocupação holandesa na vida e na cultura do norte do Brasil. 3ª Edição.Editora Massangana. Recife, Pernambuco. 1987.
  • Imagem: última faixada da Igreja do Corpo Santo (demolida no século XX).
  • Autor Roberto Junio Martinasso Ribeiro – página facebook O Brasil Holandês 1630-1654

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s