Moedas da Companhia das Índias Ocidentais no Brasil Holandês

Durante o processo de restauração pernambucana as forças militares da WIC encontrava-se em grande dificuldade devido ao cerco imposto pelos luso-brasileiros. Temendo uma possível capitulação dos soldados castigados pela guerra e insatisfeito com as péssimas condição, os dirigentes ordenaram a cunhagem e distribuição de moedas para os militares.

Conheça mais…

Segundo Varnhagen:

“Foi no meio desta penúria que se cunharam durante o sitio, em 1646, as primeiras moedas obsidiosas de ouro, do valor de três, seis e doze florins, das quaes chegaram a nossos dias alguns exemplares, que se guardam nos gabinetes numismáticos, e constituem os monumentos mais antigos de cunho metálico fundido no Brazil. Depois, em 1654, se cunharam ainda de novo algumas moedas de prata de doze soldados, de superfície um pouco maior que as de ouro de doze florins de 1646. Estas de prata eram quasi quadradas, e as primeiras antes rhomboides. Os distichos, segundo os costume em linha diametral, acham-se inscriptos em círculos. Nas de ouro lê-se, de um lado, em três linhas separadas = Anno = Brasil = 1646; isto é: Brasiliae, anno 1646: e de outro a letra W, tendo a primeira perna cortada por um G e a última por um C, querendo significar = GEOCTROYEERDE WESTINDISCHE COMPAGNIE = isto é, ‘Companhia privilegiada das Índias Occidentaes’. Em cima da mencionada lettra se designa, em números romanos, o de florins que representa a moeda III, IV ou XII. Nas moedas de prata o número XII se vê igualmente sobre o W, cortado com as ouras duas letras, e por baixo se lê do mesmo lado a designação do anno = 1654 =.” (P.219)

Fonte

  • VARNHAGEN, Francisco Adolfo. História das Lutas com os Hollandezes no Brasil desde 1624 a 1654. Viena: Imp. de Carlos Finsterbeck, 1871..

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s