CAMBORIÚ – História da Cidade

A data de emancipação de Balneário Camboriú em 20 de julho de 1964. A cidade foi desmembrada de Camboriú, município vizinho que está localizado a aproximadamente 7 km e que pertenceu a Itajaí até 1884.

O livro Balneário Camboriú e Camboriú: história de duas cidades, do historiador Isaque de Borba detalha bem o período que antecedeu a emancipação. Pesquisas apontam que em meados da década de 50, a Praia de Camboriú começou a receber um número muito significativo de “veranistas” para a época.

Conheça também…

HISTÓRIA

A colonização em Camboriú aconteceu na segunda década do século XIX, com Baltazar Pinto Corrêa, natural da cidade de lamego, Concelho de Viseu, norte de Portugal. Inicialmente ele veio para Porto Belo. Provavelmente chegou aqui em 1821. Ele requereu uma carta sesmaria para ocupar uma gleba de terra e iniciar um povoamento, que segundo o Historiador José Boiteux, seu contemporâneo, Baltazar deu o nome de Freguesia do Bom Sucesso.

Ele recebeu a carta de sesmaria no dia 26 de setembro de 1826, depois de passar longos anos embaraçada na cretina burocracia do Coroa no final do governo de D. João VI. Essa colonização iniciou no Canto Norte da Praia, conforme revela a carta de sesmaria, depois seguiu para a Localidade hoje conhecida como “Barra” onde foi criado o Município de Camboriú.

Outros vieram mais tarde, sempre atraídos pela fertilidade das terras. Destacamos o colonizador Alferes da Guarda Nacional, Tomaz Francisco Garcia, o primeiro a estabelecer-se com sua família e escravos, na atual cidade, a que, por longos anos, chamaram “Garcia”, em homenagem ao seu fundador.

Pertencente, de início, a Porto Belo, integrou mais tarde o território de Itajaí, até a data de sua emancipação, o que se verificou através da Lei n º 1.076, de 05 de abril de 1884. A instalação do município ocorreu em 15 de janeiro de 1885. “Barra”, foi inicialmente sede do município, mas a “Vila Garcia” , hoje Cidade de Camboriú, dado o seu crescente progresso, superior a, “Barra”, passou a ser o centro administrativo a partir de 1890.

0 nosso hoje Município de Camboriú foi primeiramente denominado de Freguesia de Nossa Senhora do Bom Sucesso de Camboriú ser elevada à categoria de Vila, passando a ser chamada de Vila de Camboriú.

Devido ao nome do Balneário Camboriú, é chamado, pelos novos habitantes, de Camboriú Velho. Foi Distrito pela Lei Provincial nº 292, de 26 de abril de 1849, com o nome de Nossa Senhora do Bom Sucesso de Camboriú e, Município de Camboriú, pela Lei Provincial do Governador Dr. Francisco Luiz da Gama Roza, n º 1.076, de 5 de abril de 1884. 0 Município foi instalado em 15 de janeiro de 1885.

0 significado do nome Camboriu é de origem guarani e vem do termo original CAMBORIGUASSU. Segundo documentos datados desde 1501, conforme nos revela Luís da Câmara Cascudo em sua obra mais espetacular, Cambori era o termo que os autóctones usavam para denominar um peixe que hoje chamamos de robalo. O sufixo guassu ou guaçu, açu ou simpleste ú, significa grande. Tese essa sustentado pelos principais cientistas do século XIX, que estudaram a sua etimologia, entre eles, o botânico Francês August de Saint’Hilaire, Teodoro Sampaio entre outros.

Pela lei do menor esforço ou corruptela do linguajar popular num fenômeno que os gramáticos definem como “metaplasmo de supressão por síncope”, o termo foi aprimorado para Camboriú, nome que consta no autógrafo da lei 1076. Mais tarde eruditos como vigários e escrivães, aprimoraram para Camboriú, termo definitivo.

CURIOSIDADES

O significado do nome Camboriú é de origem Tupi-Guarani, e sendo assim a grafia deveria ser Camboriru.

O município de Camboriú foi denominado primeiramente de Nossa Senhora do Bom Sucesso de Camboriú, depois Vila da Barra e Vila do Garcia.

Os indígenas inspiraram-se no relevo da Pedra Branca, morro que lembra um seio de mulher e é visível de diversos pontos do município.

O dia 21 de maio de 1887, 4º mês do governo Joaquim José Rebello, todo arquivo municipal foi roubado da sede municipal localizada na Barra.

Considera-se como início do povoamento em Camboriú a chegada dos colonizadores Baltazar Pinto Corrêa e Antônio Rosa em 1758.

O município de Camboriú foi instalado no dia 15 de janeiro de 1885. Como se vê, muito próximo da Proclamação da República em 15 de novembro de 1889.

INFORMAÇÕES:

  • Data de fundação – 05 de abril de 1884.
  • Data festiva – 05 de abril (aniversário da cidade) e 17 de abril (Festa dos Gideões).
  • Principais atividades econômicas – Extrativismo de granito, agricultura, turismo e comércio.
  • População – 57.000 habitantes.
  • Colonização – Açoriana.
  • Principais etnias – Açoriana.
  • Localização – Litoral Norte, a 65km de Florianópolis.
  • Área – 211,6 Km2.
  • Clima – Mesotérmico úmido, com temperatura média entre 18ºC e 29ºC.
  • Altitude – 8m acima do nível do mar.
  • Cidades próximas – Balneário Camboriú, Itajaí, Itapema, Florianópolis, Blumenau, Porto Belo, Navegantes.
  • Onde fica a cidade?
    • Camboriú está às margens da BR-101, a 3km de Balneário Camboriú.
  • Limites do Município
    • Norte: Balneário Camboriú
    • Sul: Canelinha, Itapema e Tijucas
    • Leste: Balneário Camboriu e Itapema
    • Oeste: Busque e Itajaí

Área Geográfica e territorial

0 Município possui uma área de 211,60 Km2, situado na Região da Foz do Rio Itajaí, a uma latitude de 27º 01’31″longitude 48º39’16”, e altitude de 8,00 metros.

Fontes

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s