Estações Ferroviárias de Santa Catarina

Linha do São Francisco (Estrada de Ferro São Paulo-Rio Grande)

A linha do São Francisco teve o primeiro trecho entregue pela Estrada de Ferro São Paulo-Rio Grande em 1906, ligando o Porto de São Francisco (hoje do Sul) a Joinville. Em 1910, a linha foi prolongada até Hansa (Corupá) e até Três Barras, em 1913. No ano de 1917 atinge Porto União da Vitória as margens do Rio Iguaçu, onde mais tarde se entroncaria com a antiga Linha Itararé-Uruguai. De Porto União da Vitória em diante, a ferrovia deveria continuar até atingir Foz do Iguaçu, mas este último trecho jamais foi construído.

São Bento do Sul vive, respira e transborda o ar puro das montanhas e cenários naturais de impecável beleza. Cercada por paisagens desenhadas pela Serra do Mar, a 840 m de altitude, São Bento do Sul é guardiã de tesouros históricos e sede de excelente gastronomia. Acervo de Fernando Nazario

Em 1913, o Ramal de Rio Negro da antiga Estrada de Ferro Paraná foi prolongado até Mafra para atingir a Linha do São Francisco. Em 1975, o Ramal de Rio Negro foi prolongado e se tornou o Tronco Principal Sul, que hoje é por onde chegam as cargas que seguem para o porto de São Francisco do Sul.

Anúncios


Estação Ferroviária – Santa Catarina


Anúncios

Conheça Santa Catarina…