Raquel desempenhou papéis importantes em instituições culturais e educacionais em Joinville. Ela foi diretora do Arquivo Histórico de Joinville, da Fundação Cultural de Joinville, e diretora de Ensino, Pesquisa e Extensão na antiga FURJ. Além disso, atuou como professora nos cursos de História e Ciências Econômicas na Univille, onde também foi uma das fundadoras do Laboratório de História Oral. Ela ocupava a cadeira nº 5 na Academia Joinvilense de Letras.

Raquel S. Thiago

Homenagem

No dia Internacional da Mulher, no grupo Joinville e suas histórias, na plataforma do facebook, realizamos uma homenagem a nossa querida Professora Raquel. S Thiago pelo seu trabalho e amor pela história de Joinville. Eu (Fernando Hinsching), fiquei feliz em prestar homenagem a ela ainda vida e se sentir orgulhosa pela seu trabalho para com a cidade.

Em resposta, ela agradeceu em sua página do facebook a todos os comentários.

Ainda emocionada pela homenagem recebida, agradeço aos administradores do grupo Joinville e suas Histórias, assim como aos inúmeros amigos que carinhosamente manifestaram seu reconhecimento pelo meu trabalho. Devo dizer que o realizei com alegria e gratidão pelo privilégio de ganhar o meu pão fazendo o que sempre gostei: estudar, ensinar, desvendar os caminhos da história e seus personagens e levá-los para morar nos livros que escrevi. Aproveito para registrar aqui minha homenagem às corajosas mulheres imigrantes, construtoras anónimas da nossa Joinville. – Raquel S. Santiago – 08/03/2021

Conheça mais…

Biografia

Nascida em 30/09/1940 na cidade de Joinville, filha de Elin Veras Santiago e Oswaldo Santiago, começou cedo o gosto a História. A partir do ano 1973 inicia seus estudo na Univille que se formou e solidou a sua formação como professora, onde atuou durante muitos anos. Apresentou no Canal 20 de televisão (Joinville), em 2000, o programa Tempos de Joinville, entrevistando pesquisadores que escreveram sobre a história da cidade, dando origem à obra impressa do mesmo nome lançada em 2008.

Raquel S.Thiago

E ela tinha por merecer, pelos livros que escreveu, abordando temas de grande interesse histórico para Joinville e para os joinvilenses. Além das pesquisas históricas, os livros de Raquel são enfatizados com sua opinião, às vezes por muitos leitores tidos como polêmicos. Como o último que lançou, “Opiniões, Memórias, Reflexões”, um apanhado geral dos inúmeros artigos publicados em jornais, desde 1980, sempre expondo seu pensamento sobre os mais variados assuntos. Com destaque para educação, política, economia, crônicas, ensaios e também sobre as funções públicas que exerceu em diferentes momentos de sua trajetória profissional. E quem já leu algum, ou todos os livros de Raquel sabe que não tem essa de elogios para agradar alguém. As possibilidades e a verdade sempre prevalecem.“-Nelci Seibel

Raquel S.Thiago

Foi Diretora do Arquivo Histórico de Joinville [1986-1989], Diretora de Ensino, Pesquisa e Extensão na então FUR [1990-1993] onde lecionou nos Cursos de História e Ciências Econômicas durante 34 anos e exerceu as funções de Diretora de Cultura da Fundação Cultural de Joinville [1994-1996]. É sócia honorária da Academia de Letras e Artes de São Francisco do Sul.

“Ao longo de 40 anos de docência, Raquel atuou em numerosos projetos de ensino, pesquisa e extensão, muitos dos quais mobilizaram a metodologia da História Oral em seus fazeres. Por meio de seus esforços, o campo de conhecimento e a História Oral muito se fortaleceram na região nordeste de Santa Catarina, em particular, e no Estado, como um todo”, escreveu o laboratório em nota.

Na noite do último sábado, 01º de dezembro, a A: “Sagrado Coração de Jesus, de Paróquia a Santuário – 100 Anos de História” – 06/12/2018.

Falecimento

Faleceu no dia 15/10/2022 aos 82 anos de idade na cidade de Joinville, no Norte de Santa Catarina. Ocupava a cadeira nº 5 da Academia Joinvilense de Letras.  A causa da morte não foi informada. O velório aconteceu no dia 16/10/2022. O corpo foi cremado.

Legado

São inúmeros trabalhos grandiosos sobre história de Joinville, que aos poucos iremos recolher os textos escritos por ela e postaremos neste blog para preservar e perpetuar seu conhecimento com a história de Joinville.

Trabalhos

  • Coronelismo Urbano em Joinville [1988]
  • Fourier, Utopia e Esperança na Península do Saí [1995]
  • Eu Witttich Freitag [2001; Joinville – os Pioneiros[ 2v. em co-autoria com Thereza Böbel [2001 e 2006]
  • Lar Abdon Batista,100 anos de história [2011]
  • São Francisco do Sul – Memória e História – Anotações de Manoel Deodoro de Carvalho
  • Além de capítulos em livros, artigos em revistas acadêmicas e na imprensa catarinense.

Fonte

Vídeos