autoria Raquel S. Santiago

Detalhes da fachada lateral do antigo Clube Joinville
O belíssimo prédio onde funciona a Nova Casa Sofia, foi construído pelo empreiteiro Francisco Nicodemus e inaugurado no dia 5 de julho de 1913.
Abrigou o famoso Clube Jonville, durante décadas.
Está situado na Rua do Príncipe esquina com a Rua Padre Carlos.
Fonte JS

Ao ver aqui no face uma imagem do prédio do antigo Clube Joinville – atualmente Casa Sofia – resolvi contar parte da sua história que particularmente acho muito interessante. Não tenho certeza, mas a referida imagem foi postada por Fabiano Gomes de Oliveira (se estiver enganada corrijam-me) – Raquel S. Santiago

Conheça mais…

Bom, vamos à história

Aquele prédio abrigou a sede de um dos mais importantes clubes da cidade, o Clube Joinville, frequentado principalmente pela elite luso brasileira. O que achei interessante foi que este clube nasceu em consequência de fatos políticos. Explico: as disputas pelo poder decorrente da proclamação da República culminaram na Revolução Federalista de 1893 que opunha republicanos (legalistas) e federalistas (revoltosos).

A presença de tropas tanto federalistas como republicanas em Jonville e em São Francisco do Sul, semeou a discórdia e dividiu famílias, alterando as relações pessoais e a antiga tolerância entre adversários políticos. Como podemos constatar, a polarização política e conflitos no cotidiano das cidades não são privilégio da nossa época. Essa situação resultou em séria dissidência no Clube União Joinvilense, com a retirada de vários sócios republicanos que fundaram o Clube Republicano. Ficava, pois, o Clube União Joinvilense para os federalistas. Deste modo, os dois clubes passaram a representar, cada qual a sua facção política.

Anúncios

Vencidos definitivamente os federalistas em 1894 com a atuação do General Moreira Cesar em Florianópolis, as negociações políticas entre os dois Partidos estenderam-se por alguns anos quando, finalmente em 1905, a fusão do Partido Republicano com o Federalista estava consolidada.

Em Joinville, os associados dos dois clubes (União Joinvilense e Republicano) entenderam a incoerência de se manterem as duas entidades. Assim como os partidos políticos, fundiram-se também em 1905 os dois clubes, mais um terceiro, o Clube Congresso Joinvilense, sob um só nome: Clube Joinville.