A ponte sobre o Rio Uruguai foi inaugurada em 17 de dezembro de 1910, construída provisoriamente em madeira devido à pressa da Brazil Railway Company em finalizar a Linha Itararé-Uruguai ainda naquele ano. Em maio de 1911, uma enchente destruiu a ponte provisória, interrompendo o tráfego. A situação foi normalizada somente em meados de 1913, com a conclusão da ponte de aço definitiva, que permanece em uso até hoje.

Momento Histórico: A Construção da Ponte Rodoferroviária em Marcelino Ramos – pagina Portal de Marcelino Ramos/RS 

Construção

Esta imagem icônica capturada há décadas nos leva de volta a um momento crucial na história de Marcelino Ramos, quando os homens bravamente trabalhavam na construção da ponte rodoferroviária que marcaria um avanço significativo na infraestrutura e no turismo da região.

A cena retrata operários empenhados e destemidos, imersos na árdua tarefa de construir a ponte que conectaria as vias férreas e as estradas, essenciais para o transporte de mercadorias e pessoas naquela época. O que torna essa imagem ainda mais fascinante é a tecnologia inovadora da época – mergulhadores equipados com scafrandos.

Esses mergulhadores, verdadeiros pioneiros da engenharia, utilizavam equipamentos avançados para realizar trabalhos subaquáticos essenciais na construção da ponte. Suas operações eram uma manifestação da tecnologia evoluída para a época, demonstrando uma abordagem engenhosa para superar os desafios da construção em um ambiente tão complexo.

A foto não apenas ilustra a grandiosidade da construção, mas também destaca a coragem e habilidade dos trabalhadores que enfrentaram condições adversas e desafios únicos para concretizar esse marco histórico. Uma imagem que verdadeiramente captura a determinação e engenhosidade dos seres humanos na busca por progresso e inovação.

A primeira ponte de Marcelino Ramos, RS, é retratada em uma foto rara que resgata um importante capítulo da história local. A imagem, recebida pelo Portal de Marcelino, mostra a ponte provisória e o primeiro pilar ao fundo da ponte rodoferroviária. A foto destaca os trabalhadores movendo gigantescas pedras manualmente para a construção dos pilares. Na encosta que hoje abriga a cidade, vê-se apenas mato e poucas casas.

Acervo do Portal de Marcelino. Acervo @portaldemarcelino

Curiosidades

  • Ponte rodoferroviária que faz divisa dos estados Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
  • Com 455 metros de extensão e 23 metros de altura, apoiada sobre 08 pilares. 
  • Inaugurada em 1913, importada da Bélgica.
  • Localizada sobre o rio pelotas que ao se encontrar com o rio do peixe forma o rio Uruguai

Atualmente

Em 2000, a ponte foi elevada com o uso de macacos hidráulicos para permitir o enchimento da foz do Peixe no Rio Uruguai pela Usina Hidrelétrica de Itá, situada 15 km rio abaixo, sem submergir a ponte. Atualmente, a ponte serve tanto para trens turísticos da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária e de manutenção da Rumo Logística quanto para o tráfego rodoviário. É considerada uma das pontes lendárias do Brasil.

1930 – Ferrovia São Paulo Rio Grande

Trem de passageiros cruzando a ponte metálica que divide os estados de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. Neste ponto chegando no pátio da estação de Marcelino Ramos/RS.

Fonte João Emílio Gerodetti e Carlos Cornejo. – Ano 1930.

Atualmente 2021

Trem das Termas. Foto-ABPF
Trem das Termas. Foto-ABPF

Passeio Trem das Termas

Uma longa viagem pelos 25 quilômetros pela cidade de Piratuba, passando pelos distritos de Auto Maratá, Uruguai, Volta Grande e pela antiga vila de ferroviários, sempre acompanhando a margem esquerda do Rio do Peixe. O ápice do passeio é a passagem sobre a ponte do Rio Uruguai, importada da Bélgica com 455 metros de extensão.

O passeio tem um percurso de 1h15 de ida, 1h30 de parada e 1h30 de retorno, chegando aproximadamente às 18h. Na parada em Marcelino Ramos, os passageiros têm a oportunidade de realizar um passeio opcional (pago à parte, por empresa terceirizada), ao Santuário de Nossa Senhora da Salete ou ao Balneário de Águas Termais.

Serviço:

  • Embarque: Estação Piratuba. Avenida 18 de fevereiro, 803, centro, Piratuba-SC
  • Quando: aos sábados, às 13h
  • Quanto: R$70. Não inclui os ingressos para as atrações fora do percurso de trem
  • Onde comprar: as reservas devem ser feitas pelos telefones (49) 3553 1121 ou (49) 9121-7700 ou pelo e-mail: piratuba@abpfsc.com.br

Site: http://goo.gl/en5ARd

Trem das Termas na Ponte Rodoferroviária do Rio Uruguai – Marcelino Ramos
Maria Fumaça na Estação Ferroviária de Marcelino Ramos