Existem ainda diversas dúvidas sobre como realmente aconteceu os primeiros povoamentos de Santa Catarina, assim como na cidade de São Francisco do Sul, Joinville e região. Segundo as pesquisas do grande genealogista e historiador Antonio Roberto Nascimento, encontrou um texto do Dr. Gualberto que fala sobre a chegada de Gabriel de Lara ao local chamado de Vila Vela em 03/12/1640, que denominou-se Paranaguá-Mirim que hoje pertence à cidade de Joinville. Fez a fundação da vila mas por causa dos conflitos constantes com os índios tiveram que ir para Araquari e mais tarde voltando para a cidade de São Francisco do Sul. Portanto Joinville é sim tão antiga quanto nossa cidade vizinha São Francisco do Sul assim como Araquari (antigamente Parati).

Anúncios

Escreveu o Dr. LUIZ GUALBERTO (Contribuição para a História do Estado de Santa Catarina, Fundação da Cidade de S. Francisco do Sul, na revista do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina nº 1, 1901, pp. 60 e ss.)

Conheça mais..

Carta

“Os primeiros fundamentos da vila foram lançados a duas léguas para o sul da cidade atual, no local que ainda conserva o nome de vila velha, em um braço do Rio Paraty, que ainda hoje é conhecido sob a denominação de rio da vila, nas proximidades de um morro isolado que se chama Paranaguá-Mirim, provavelmente pela semelhança que esta parte da baía afeta com a de Paranaguá, de onde viera, segundo dizem, Gabriel de Lara, que ainda em 1682, era seu capitão-mor, vindo a falecer por este tempo. Como esse sítio era infestado de indígenas e não oferecia a necessária segurança, os novos povoadores, apesar do aprazível da situação, convieram em mudar a sede da vila para a margem fronteira, no local onde haviam estabelecido uma olaria. Dificilmente prosperava a nova povoação e, conhecidas melhores situações, resolveram mudá-la ainda, fundando-a primeiramente na ponta Itacolomi e depois para o local onde ela hoje se acha, trocando para isso com Francisco Álvares Marinho as terras de que este estava de posse na ilha, com outras no distrito atual do Paraty e deram então à povoação novamente erecta a denominação de vila de N. Sª da Graça do rio de S. Francisco Xavier do Sul, pois, segundo se acredita, Gabriel de Lara aqui chegou aos 03/12/1640”.

Anúncios

Resumo

Segundo a carta elabora pelo Dr. LUIZ GUALBERTO Gabriel de Lara, foi um bandeirante, lugar-tenente, capitão-mor, ouvidor, povoador e fundador da cidade de Curitiba, que esteve chegou na cidade de São Francisco do Sul em 03/12/1640 e fundou um local com denominação vila-velha nas proximidades de um morro isolado que se chama Paranaguá-Mirim. que hoje é atualmente um bairro da Cidade de Joinville. A localização descrita pelo autor bate com o mapa abaixo que se faz referencia, de um braço do Rio Paraty e onde temos uma Ilha Paranaguá-mirim.

Neste local, o Gabriel de Lara, fundador da Vila Velha ou Paranaguá-mirim ficou no local de 1642 à 1682 com seu falecimento. Local era habitado por índios e não tinha segurança nenhuma aos novos povoadores assim gerando conflitos entre eles. Portanto resolvem se mudar para a margem da fronteira local onde já se tinha uma olaria (Parati- hoje Araquari) e fundando Ponta do Itacolomi e após um período retornam a Ilha de São Francisco do Sul.

Registros do google maps, saindo Centro Histórico de São Francisdo do Sul sentido o bairro Paranaguá-mirim.
Localização da entrada do Rio – Ilha Paranaguá-mirim.

Joinville ou Araquari?

“Segundo Luiz Gualberto, São Francisco foi fundada inicialmente em território que, hoje, pertence a Joinville, no atual Bairro do Paranaguamirim. E só mais tarde foi transferida para a ilha. Em resumo, joinvilenses e francisquenses são dedos de uma mesma mão” – Paulo R.S da Silva.

“O começo foi em Paranaguamirim, no trecho que corresponde ao atual Bairro do mesmo nome em Joinville. Depois, conforme diz o texto, por causa de ataques indígenas, a sede foi transferida para a outra margem do rio, onde havia uma olaria (Parati, hoje Araquari). Por fim, a sede foi novamente transferida, dessa vez para a ilha, onde está até hoje.”– Paulo R.S da Silva.

Luiz Gualberto fala na “vila velha”, onde foram lançados os fundamentos da vila original, no Paranaguamirim, junto ao “rio da vila”, que era um braço do Rio Parati. E lendo a descrição do bairro Paranaguamirim, de 1997, menciona-se o “rio Velho”. Acaso esse rio Velho seria o antigo rio da Vila (e Vila Velha)? Ou seja, o rio da Vila Velha seria o rio Velho?- Paulo R.S da Silva.

Portanto, o Gabriel de Lara esteve em primeiro lugar na cidade de Joinville no bairro Paranaguamirim. Após algum tempo mudou-se para Araquari(Parati) e depois retornou a ilha de São Francisco do Sul. Sabemos que ficou no período de 1640 até 1682, mas não sabemos quanto tempo em cada lugar.

Fonte

  • Contribuição para a História do Estado de Santa Catarina, Fundação da Cidade de S. Francisco do Sul, na revista do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina nº 1, 1901, pp. 60 e ss.