Povoamento – São Francisco do Sul/SC

Conheça também….

Descobrimento

São Francisco do Sul foi descoberto pelos franceses em 05 de janeiro de 1504 por BINOT PAULMIER DE GONNEVILLE, mas sua história até hoje não consegue ser comprovada com fatos, devido a falta de informações no documento oficial enviado ao Rei, descrevendo a ancoragem do navio nessa cidade, dados já reportados pelo grande escritor Carlos da Costa Pereira.


BINOT PAULMIER DE GONNEVILLE

A coroa espanhola tinha grande interesse em tomar posse da costa e enviou varias caravelas ao Brasil, entre elas a de Dom ALVARO NUNES CABEZA DE VACA  que esteve em São Francisco entre 1540 e 1541. Vinham também em busca das riquezas da Serra da Prata e São Francisco era passagem.


ALVARO NUNES CABEZA DE VACA

Em 1547 o espanhol JUAN DE SANABRIA foi nomeado pelo rei Carlos V da Espanha, para cruzar os oceanos com objetivo de comandar a América. Durante os preparos da viagem, acabou falecendo sendo substituido por seu filho Diogo de Sanabria para comandar a expedição. Partiram três navios a comando do Capitão Sanabria, mas somente dois chegaram à Santa Catarina em 1549 e 1550. 

Segundo o pesquisador OSWALDO RODRIGUES CABRAL, em sua obra “HISTÓRIA DE SANTA CATARINA, estiveram nas imediações da ilha de São Francisco (do Sul) entre os anos de 1553 a 1555. Com o passar do tempo desistiram de continuar com uma povoação espanhola e seguiram a pé até a capital paraguaia entrando pelo rio Itapocu no segundo semestre do mesmo ano de 1555, chegando parte do grupo a capital paraguaia no dia 22 de dezembro do mesmo ano. 

No ano de 1554 nasceu na cidade São Francisco do Sul, seu filho, o ilustre Frei Fernando Trejo y Sanabria, bispo de Tucuman, fundador da Universidade de Córdoba, na Argentina, uma das mais antigas das Américas.

Fernando Trejo y Sanabria, Estátua localizadoa em Córdoboa na Argentina.

FUNDAÇÃO

Segundo o livro COLONIZAÇÃODO ESTADO DE SANTA CATARINA – dados históricos e estatísticos (1640-1916) -Secretaria Geral dos Negócios do Estado – 1917, a partir de 1640,  o Capitão Mor GABRIEL DE LARA, conhecido como o “Povoador da Vila de Nossa Senhora do Rosário da Capitania de Paranaguá”, nascido no estado de São Paulo, junto com portugueses e vicentistas, procedentes de Paranaguá, fundou a cidade  em 3 DE DEZEMBRO DE 1640, com o nome Vila de Nossa Senhora da Graça do Rio São Francisco

Fundação de São Francisco do Sul – Capitão Gabriel de Lara

POVOAMENTO

Em 1658, Capitão MANUEL LOURENÇO DE ANDRADE,  nascido em Lamego/Portugal, filho de Manoel Lorenço e Branca de Andrade  companhado com sua esposa  Maria Conqueiro  e por casais portuguesese paulistas, chegou a São Francisco do Sul, com plenos poderes concedidos pelo Marquês de Cascais, para povoar a terra, repartindo-a entre asua comitiva e os que fossem chegando. 

Acredita-se que a comitivida de Capitão Andrade aportaram-se nas localidades das Laranjeiras, assim umas das primeiras regiões povoadas da cidade.

Assim Capitão Andrade no ano de 1660 elevada à categoria das terras de São Francisco do Sul à Vila  e permitiu a elevação da paróquia Nossa Senhora da Graça  já construída  e recebendo seu primeiro vigário, o Padre Manuel dos Santos. 

Segundo o museólogo e diretor do Museu de Arte Sacra, Giovanni Lemos, “Chegando aqui ele também se deparou com o culto a Nossa Senhora da Graça. Como a capela era pequena ele resolveu fazer uma ampliação desta que ficou pronta no ano de 1665, mesmo ano em que se tornou paróquia e também da morte de Manuel”.

Anúncios

31 Comments

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s