São Francisco do Sul é uma das cidades mais antigas do Brasil e possui uma história rica e diversificada. Abaixo, você encontrará um resumo da história de São Francisco do Sul.

Fotos antigas (clique aqui para ver….)

Conheça mais…


Anúncios

Fundação e Colonização

São Francisco do Sul foi fundada em 1658 pelo bandeirante Manoel Lourenço de Andrade, tornando-se uma das primeiras vilas e portos do Brasil. Inicialmente, a área era habitada por indígenas tupinambás. Posteriormente, a colonização europeia, liderada principalmente por portugueses, transformou a região.

Anúncios

Forte Marechal Luz

O Forte Marechal Luz completou 107 anos de existência no dia 21 de dezembro. O local histórico é aberto à visitação e serviu para a proteção do Brasil. Inaugurado em 21 de dezembro de 1915, tem como patrono o Marechal Francisco Carlos da Luz, militar que serviu nas Forças Armadas do período imperial até o início da República.

Forte Marechal Luz – acervo Exército Brasileiro

Período Imperial e Porto

São Francisco do Sul teve um papel relevante no período imperial, servindo como um importante porto de escoamento de produtos catarinenses e sul-americanos. O comércio e o transporte de mercadorias impulsionaram o crescimento econômico da cidade.

A história da economia francisquense e do Porto vão mais além do que a data comemorada hoje, que seria a fundação do atual Porto ocorrido em 1º de julho de 1955.
Anúncios

Chegada de Imigrantes

Durante o século XIX, São Francisco do Sul também recebeu imigrantes europeus, especialmente alemães e noruegueses, que contribuíram para a diversidade cultural da região. (ver Joinville)

TRANSATLÂNTICO RUY BARBOSA – PORTO DE SÃO FRANCISCO DO SUL – 16/11/1930Acervo Arquivo Histórico de Joinville.

Período Contemporâneo

A cidade passou por transformações significativas no século XX, com a industrialização e a modernização da infraestrutura portuária. O Porto de São Francisco do Sul se tornou um dos mais importantes do Brasil e da América Latina.

Centro Histórico da Cidade.

Cultura e Patrimônio

São Francisco do Sul é conhecida por seu patrimônio histórico bem preservado, com casarões coloniais e igrejas antigas que refletem sua herança colonial. A cidade também celebra festas tradicionais, como o Carnaval de São Francisco do Sul, que atrai visitantes de todo o país.

Centro Histórico da Cidade.

Berbigão

Uns dos alimentos principais da Ilha de São Francisco do Sul é o Berbigão. Um molusco de foma arrendondada, geralmente de cor branca ou cinza com manchas escuras, alguns mais seletos de tons escuros, que crescem nas areias das praias da cidade.

Berbigão – acero Fernando Hinsching
Anúncios

capital do estado santa catarina

No dia 11/08/1738 é comemorado a Criação do estado Santa Catarina e portanto em homenagem a data, neste dia a cidade de São Francisco do Sul se torna a capital do estado durante uma vez por ano por ser a cidade mais antiga do estado.

Mercado Publico Municipal de São Francisco do Sul

O Mercado Público Municipal foi inaugurado em 20 de janeiro de 1900 após quatros anos de construção.

Mercado Publico á Noite. Autor. Fernando Hinsching

CARIOCAS

As Bicas d’ água era fonte primordial da vida e utilizada pelos índios guaranis e mais tarde pela população atual. Suas águas eram naturais, cristalinas e límpidas. Elas também guardam a história da cidade que através dos tempos, histórias e lendas.

Bica da água de 1884. Homenagem a nossa cidade. Acervo Fernando Hinsching.
Anúncios

LENDAS

O mais terrível crime atribuído ao Cabecinha é o assassínio do Frei Fernando, o Beneditino, que era o vigário da paróquia de Nossa Senhora da Graça no início da década de 1680 na cidade de São Francisco do Sul.

IGREJA MAIS ANTIGA DO ESTADO

A primeira Igreja construída no estado de Santa Catarina é a Igreja Nossa Senhora da Graça do Rio São Francisco do Sul, que inicou sua construção em 1658 e foi concluída em 1665, no mesmo ano do falecimento do fundador da Cidade de São Francisco do Sul – Cap. Manoel Lourenço de Andrade.

Igreja Nossa Senhora da Graça – Acervo Fernando Hinsching

Lista dos Capitães-Mor

Conforme alguns livros mencionam, São Francisco do Sul foi descoberta em 05/01/1504, pelo navegador francês Binot Paulmier de Gonneville – tal fato histórico ainda aberto de comprovação. A partir da chegada Cap. Mor Manoel Lourenço de Andrade em 1658 acompanhado com casais portugueses para realizar povoamento na Ilha de São Francisco do Sul, o governo da Vila, seguiu uma geração dos capitães-mor por quase 200 anos.

ALVARO NUNES CABEZA DE VACA
Anúncios

Baia Babitonga

Baía da Babitonga ou somente Baía Babitonga é uma baía do litoral brasileiro. Esta baía está situada na foz do rio Palmital, junto a duas importantes cidades: Joinville e a ilha de São Francisco do Sul.

Arquipelado de Ilhas.

FERROVIARIA

Muitas histórias de encontros e despedidas, marcam este casarão antigo e inaugurado em 10 de junho de 1910, com muitos estrondos de morteiros e salvas de artilharias. A partir dessa data histórica, corria o primeiro trem regular entre São Francsico do Sul e Hansa(atual Corupá)

Acervo Fatima Hofmann.
Anúncios

Turismo

Além de sua história rica, São Francisco do Sul é um importante destino turístico em Santa Catarina, com belas praias, paisagens naturais, atividades náuticas e uma atmosfera encantadora.

Foto Marli Avancini

São Francisco do Sul desempenhou um papel fundamental na história do Brasil, seja como um centro de produção de açúcar e charque, um porto estratégico ou um destino turístico. Sua herança colonial e cultural são evidentes em toda a cidade, tornando-a um local fascinante para explorar.