Linha de Tempo – São Francisco do Sul/SC

Conheça também…

Linha de Tempo de São Chico

São Francisco do Sul foi descoberto pelos franceses em 05 de janeiro de 1504 por BINOT PAULMIER DE GONNEVILLE

  • 1515 – Babitonga

Passa por São Francisco do Sul o navegador espanhol João Dias de Sólis que dá a denominação de São Francisco a baía que os índios chamavam Babitonga.

1554 – Frei Fernando Trejo y Sanabria

No ano de 1554 nasceu na cidade São Francisco do Sul, seu filho, o ilustre Frei Fernando Trejo y Sanabria, bispo de Tucuman, fundador da Universidade de Córdoba, na Argentina, uma das mais antigas das Américas.

Em 1658, após obter autorização do Marquês de Cascais, donatário da Capitania de Santana, para povoar a ilha de São Francisco do Sul, partiu com a família e agregados para o local, onde fundou o povoado de Nossa Senhora da Graça do Rio São Francisco, promovido a vila em 1660.

A primeira Igreja construída no estado de Santa Catarina é aIgreja Nossa Senhora da Graça do Rio São Francisco do Sul, que inicou sua construção em 1658 e foi concluída em 1665, no mesmo ano do falecimento do fundador da Cidade de São Francisco do Sul – Cap. Manoel Lourenço de Andrade.

Como responsável pela vila, atormentava pessoas, visitando-a constantemente com um exército de cabras e capangas, que ali promoviam algazarras indizíveis, assustando a população atônita e temerosa.

Em 20 de fevereiro de 1777, a maior armada espanhola dirigida para uma guerra nas Américas, chegou a Enseada de Canasvieiras, em Florianópolis, e invadiu a Ilha de Santa Catarina, forçando a retirada das autoridades e parte das tropas para o lado do continente.

Começaram a se estabelecer na região da “Futura Joinville”, famílias de origem portuguesa, com seus escravos negros, vindos provavelmente da capitania de São Vicente (hoje estado de São Paulo) e da vizinha cidade de São Francisco do Sul. Adquiriram lotes de terra (sesmarias) nas regiões do Cubatão, Bucarein, Boa Vista, Itaum, Morro do Amaral, começando cultivar mandioca, cana-de-açúcar, arroz e milho, entre outros produtos.

aos poucos estou construindo a cronologida da cidade…

No dia 08 de março de 1940 o então Presidente da Republica Getulio Vargas (mandato 1930-1945) chega na Ilha de São Francisco do Sul.

O Centenário de Elevação à Categoria de Cidade, foi erguida uma réplica em concreto, no Morro da Cruz, popularmente conhecido como Morro do Pão de Açúcar.

Anúncios

94 Comments

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s